Empresa desenvolve novo tipo de painel solar multicolorido

1 min de leitura
Imagem de: Empresa desenvolve novo tipo de painel solar multicolorido

(Fonte da imagem: Divulgação Qsolar)

A empresa QSolar, sediada em Calgary, Canadá, desenvolveu uma linha especial de painéis solares que usa um tipo inovador de célula fotovoltaica. Batizado de Krystal, o novo dispositivo possui a vantagem de ser multicolorido e semitransparente, podendo ser usado como revestimento de parede em prédios ou no lugar de vidros em janelas e claraboias.

Sempre que se pensa em painéis solares de casas e prédios, imediatamente surge a imagem de placas escuras, grandes e desajeitadas instaladas nos telhados. A linha Krystal pode quebrar esse tabu. Além de possuir várias cores (vermelho, verde, azul, rosa e cinza), esses painéis não usam moldura de metal entre os segmentos e são mais finos e flexíveis, abrindo um novo leque de possibilidades na construção civil.

Um exemplo seria usá-los no lugar do telhado semitransparente que vemos nos estacionamentos dos supermercados ou adicionar um aspecto de mosaico à fachada de um edifício inteiro, ao mesmo tempo que contribui para deixar a conta de luz mais barata.

Segundo o presidente da empresa, Andreas Tapakoudes, o mercado de células fotovoltaicas integradas a edificações está crescendo rapidamente na Europa, o que garante a expansão da nova tecnologia “mais do que verde”.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.