Cientistas chineses desenvolvem material capaz de absorver ondas de radares

1 min de leitura
Imagem de: Cientistas chineses desenvolvem material capaz de absorver ondas de radares

Cientistas da Universidade de Ciência e Tecnologia Huazhong publicaram um estudo sobre uma nova sustância capaz de absorver praticamente qualquer comprimento de onda de rádio. Tecnologias desse tipo são utilizadas por militares para criar aeronaves e outros veículos-espiões capazes de burlar radares de detecção e sistemas de mísseis teleguiados.

O material desenvolvido pelos pesquisadores utiliza FR4, um componente geralmente visto em placas de circuito. Também é usada uma camada de cobre e uma espécie de lona de favo que serve como separador entre as duas capas metálicas.

Nos testes de laboratório, os estudiosos descobriram que sua placa é capaz de absorver frequências de rádio na faixa dos 0,7 até os 1,9 GHz. Ainda, a redução da refletividade se manteve entre 10 e 40 dB. Os cientistas estão otimistas com os resultados iniciais e afirmaram que o material tem potencial para funcionar como camuflagem contra os sistemas de radares mais modernos.

Apesar da pesquisa ter sido feita em uma universidade chinesa e ter forte apelo militar, o documento com toda a ciência por trás da invenção foi publicado sem restrições e se encontra disponível para download no Journal of Applied.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.