Em teste de propulsão eletromagnética, EUA ejeta veículo de porta-aviões

1 min de leitura
Imagem de: Em teste de propulsão eletromagnética, EUA ejeta veículo de porta-aviões

Os gigantesco porta-aviões norte-americanos são verdadeiras máquinas de combate. Qualquer um que tenha assistido a um filme de guerra lembra que esses encouraçados marítimos são armados até os dentes e disparam desde mísseis a artilharias anti-aéreas. Porém, você sabia que eles são capazes até de catapultar pequenos veículos em alto mar? Claro que esse não é o objetivo primário da ferramenta, mas é algo que chamou bastante atenção nos testes do novo sistema de propulsão eletromagnética encomendado pela Marinha dos EUA.

Substituindo o mecanismo que vinha sendo usado até então, a tecnologia baseada no funcionamento dos ímãs foi instalada no pomposo USS Gerald R. Ford para que o lançamento de aviões em sua pista possa fazê-los alçar voo de uma forma consideravelmente mais suave e eficiente. O novo recurso, que é mais barato e necessita de menos reparos que seu antecessor, suporta um número muito maior de aeronaves e estressa bem menos sua estrutura durante o lançamento.

Como a corporação norte-americana não quis arriscar jogar dezenas de milhões de dólares – literalmente – por água abaixo, o teste do novo brinquedinho militar foi feito apenas com o carro que conduz os caças pelo curto trajeto – fazendo com que eles ganhem a velocidade necessária para decolar. O clipe de pouco mais de 30 segundos, que você pode conferir no início da matéria, exemplifica a potência do sistema fazendo um belo arremesso do pequeno veículo. Fica difícil não admirar a plasticidade da cena, não é?

Sabia que um porta-aviões da Marinha dos EUA consegue arremessar veículo no mar? Comente sobre o vídeo no Fórum do TecMundo!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.