Railguns! Veja uma catapulta do exército atirando 6 toneladas de metal

1 min de leitura
Imagem de: Railguns! Veja uma catapulta do exército atirando 6 toneladas de metal

A marinha norte-americana já está testando um sistema de lançamento eletromagnético para ser utilizado em porta-aviões. Como se fosse a mesma tecnologia das railguns encontradas nos games, o EMALS (Electromagnetic Aircraft Launch System) é um grande passo militar para os EUA.

Igual as catapultas que utilizam vapor, o EMALS tem a mesma finalidade. Contudo, ele usa energia cinética armazenada e conversão de energia em estado sólido — e ainda pode lançar todos os tipos de caças em porta-aviões, diferente dos lançadores a vapor.

Segundo o exército, o EMALS é voltado apenas para os "navios militares" de classe U.S. Ford, e o primeiro a receber a tecnologia vai ser o USS Gerald R. Ford. O vídeo que você acompanha logo acima foi filmado exatamente no porta-aviões citado.

Foram gravados dois testes com o sistema de lançamento eletromagnético: no primeiro, 6 toneladas de carga voaram a 260 km/h; no segundo, 4 toneladas voaram a 333 km/h — mostrando que a tecnologia tem um grande potencial. O EMALS deve chegar para uso militar em 2017.

É válido lembrar que o exército norte-americano também está trabalhando em uma railgun real, como você pode acompanhar clicando aqui.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.