Tanque robótico é o novo limpador de campo minado

1 min de leitura
Imagem de: Tanque robótico é o novo limpador de campo minado

Estima-se que existam mais de 100 milhões de minas terrestres enterradas em todo o mundo, vestígios de conflitos bélicos que continuam matando inocentes até hoje, principalmente no continente africano. A fim de ajudar no combate a esse mal, a fundação Digger DTR desenvolveu o mais novo limpador de campos minados: O Digger-D2.

Esse monstro de metal possui esteiras (lagartas) resistentes para andar sobre terrenos de difícil acesso e uma série de “martelos” presos por correntes na parte frontal. O desarmamento de minas é feito de maneira radical: andar sobre os campos como um rolo compressor para induzir a explosão dos dispositivos, ou simplesmente destruí-los.

O Digger-D2 é operado à distância por controle remoto, garantindo a segurança durante o desarmamento. As correntes giratórias que são danificadas pelas explosões podem ser rapidamente reparadas em campo.

Tanques desarmadores

A ideia de usar a força bruta dos veículos blindados no desarmamento de minas terrestres não é nova. Vários tanques foram construídos e até adaptados durante a Segunda Guerra Mundial para esse fim, como é o caso do “Sherman Crab” usado pelos americanos e britânicos.

M4 Sherman "Crab" (Fonte da imagem: Imperial War Museum)

Mesmo assim, o Digger-D2 seria o primeiro veículo desarmador pesado projetado para fins civis. Outra vantagem (ou desvantagem) dele é que, além da área ficar livre de minas, ela também será transformada em campo arado, uma ajuda a mais para a agricultura.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.