6 robôs que mostram como as guerras do futuro serão assustadoras [vídeo]

2 min de leitura
Imagem de: 6 robôs que mostram como as guerras do futuro serão assustadoras [vídeo]

A tecnologia militar evolui a uma velocidade assustadora e, como não poderia deixar de ser, está cada vez mais abraçando a robótica. Fabricantes independentes, como a Boston Dynamics, e agências como a DARPA (Defense Advanced Research Projects Agency), dos Estados Unidos, já trabalham na criação do front de batalha do futuro — e ele provavelmente terá menos humanos do que atualmente.

Algumas das tecnologias não são pensadas exatamente para serem utilizada como arma, mas é fácil adaptá-las para terrenos de combate ou situações de infiltração e ataque. A seguir e no vídeo acima, você conhece alguns androides ou tecnologias que podem estrear no campo de batalha em algum tempo, mudando radicalmente a forma com que a humanidade faz guerras.

1. GuardBot

O drone anfíbio GuardBot é uma bola robótica que é mais ameaçadora do que parece. Ela anda na água bem lentamente, a 6 km/h, mas pode chegar a 20 km/h quando vai em terra firme. A aplicação prática não ficou muito clara, mas o GuardBot pode ser usado em missões de infiltração ou até se transformar em uma bomba ambulante.

2. HULC

O HULC, com "C" mesmo, é um exoesqueleto descrito como se fosse um robô vestível. Ele é uma estrutura de titânio que contorna quase todo o corpo de um soldado e transforma ele em um ser humano superior. Com o HULC, você fica mais forte, pode carregar mais peso sem cansar e fazer movimentos rápidos mesmo com uma pesada mochila nas costas ou arma nas mãos. O sistema hidráulico que simula as juntas é ativado com um microprocessador que adivinha em tempo real o movimento que você deseja fazer.

3. Petman

Já a Boston Dynamics não quer arriscar soldados de verdade. O Petman é um robô humanoide que pode até ser vestido como um militar ou agente de resgate. Simulando marchas e capaz de agachar ou levantar os braços, ele é indicado para entrar em zonas de ataques químicos e fazer resgate ou vigilância. Mas quem garante que no futuro ele também não seja capaz de pegar em um rifle?

4. Enxame de drones

Drones individuais e de grande porte já são usados em ataques dos Estados Unidos, mas pode ficar pior. Na Universidade da Pensilvânia, cientistas conseguiram criar drones em miniatura que obedecem uma formação e comandos em grupo, além de desviarem de obstáculos.

5. Super aEgis II

A Super aEgis II é uma criação de uma empresa da Coreia do Sul. Ela é uma metralhadora automática e robótica que usa sensores termais para travar em alvos humanos com até 3 quilômetros de distância. A aEgis é capaz de derrubar até um caminhão  Ela funciona normalmente durante a noite ou sob condições climáticas não tão favoráveis.

6. Ground X-Vehicle Technology

Os tanques não são conhecidos por serem muito ágeis, mas a agência de defesa dos Estados Unidos quer mudar isso com o Ground X-Vehicle Technology. Podendo carregar tripulantes, o tanque tem alta mobilidade mesmo em terrenos arenosos, placas de armadura reposicionadas para evitar foguetes e até a capacidade de "agachar" para se esquivar. Armas podem ser instaladas para que ele seja capaz de revidar.

Você acredita que robôs poderão substituir os humanos? Comente no Fórum do TecMundo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.