TecMundo Explica: por que o contador do YouTube trava em 301 views? [vídeo]

2 min de leitura
Imagem de: TecMundo Explica: por que o contador do YouTube trava em 301 views? [vídeo]

Você já deve ter visto que alguns vídeos do YouTube travam com 301 views. Mas você já parou para pensar em por que isso acontece? Entender é fácil, mas antes é preciso ver como o YouTube funciona e como são registradas as visualizações.

O Google tem servidores espalhados pelo mundo todo e, quando um vídeo é enviado para o site, ele fica hospedado em um servidor específico, geralmente próximo de quem fez esse upload.

Quando você finalmente dá o play nesse vídeo, ele precisa ser copiado para o servidor mais próximo de você para que o carregamento dos dados seja mais rápido na sua máquina. Com isso, passam a existir duas cópias desse mesmo filme, cada uma em um servidor diferente.

Desse modo, cada vez que ele for executado, uma visualização será gerada. Isso nos dois (ou mais) servidores que tiverem uma cópia desse vídeo.

Para contabilizar todas as visualizações, de tempos em tempos os servidores mandam relatórios para um servidor central, responsável por centralizar todos os dados referentes ao vídeo em questão.

Para controlar o número de views, o YouTube definiu um critério: se as visualizações de um vídeo são baixas, geralmente é porque na maioria das vezes se trata de um vídeo particular, muitas vezes colocado na rede para compartilhar apenas com os amigos e a família. Até aí, as visualizações não são verificadas pois o número geralmente é baixo.

O site também definiu que se esse vídeo supera os 300 views (não se sabe por que justamente o número 300 foi escolhido) é porque possivelmente se trata de algo popular e monetizado.

Para ter certeza de que essas visualizações são reais, o site trava a contagem até que elas possam ser verificadas. Isso garante que a audiência do vídeo é de pessoas reais e não resultado de bots ou algum tipo de fraude.

Por exemplo: quando um vídeo é aberto e fechado rapidamente, esse view não é computado, já que o vídeo não foi “assistido” de verdade. Isso acontece para evitar que um vídeo com um thumb falso ou um título mentiroso e que não condiz com o material indicado tenha muitas visualizações, o que poderia constituir uma fraude.

Mas por que ele trava em 301 se o limite é 300?

Isso é fácil entender: é uma simples lógica de programação empregada no conjunto de algoritmos do site em algum ponto do seu desenvolvimento. A fórmula diz que, se o número de views é igual ou superior a 300, a contagem será travada até que tudo possa ser verificado.

Algumas vezes os views podem travar em 302, ou até mesmo 305. Isso acontece por causa dos logs de visualização que vêm de servidores diferentes: se dois views forem computados exatamente ao mesmo tempo, ele vai travar em 302. O que chegar depois, terá de esperar até ser verificado

Pronto. Agora, todas as vezes que você ver um vídeo com a contagem travada, já sabe por que isso acontece.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.