Conceitos de veículos nem sempre saem do papel, mas, quando são apresentados pelas próprias montadoras, deixam claras algumas ideias que a empresa tem em relação a suas próximas novidades. E esse é o caso da BMW Motorrad Concept Link, o conceito de uma motocicleta elétrica lançado nesta semana pela fabricante alemã.

Ostentando traços retangulares com detalhes curvados, o projeto do veículo conta com um guidão achatado nas laterais de um painel simples e tecnológico, com informações que podem ser acessadas e controladas por meio dos botões na manopla da moto.

“A BMW Motorrad Concept Link representa um novo entendimento sobre a mobilidade urbana”, declara o chefe da equipe de design responsável pela BMW Motorrad, Edgar Heinrich. “Ela liga o mundo digital ao analógico e foca no piloto e nas suas necessidades de mobilidade”, continua o profissional.

Conceito da BMW de moto elétrica esbanja tecnologia para ser uma solução de mobilidade

Tecnologia à vista

Além de um grande senso estético, o conceito apresentado pela fabricante esbanja tecnologia. O veículo poderá ser conectado à sua agenda para emitir notificações diretamente no painel, além de exibir a rota exata até o seu destino. A ideia, garante a BMW, é conectar piloto, motocicleta e meio ambiente.

Mas e as informações clássicas e essenciais, como velocidade e nível da bateria? Esses dados são tidos como mais importantes, portanto serão exibidos diretamente no para-brisa da motocicleta. Assim, a peça deixa de ser um simples protetor contra vento e possíveis objetos que venham de encontro à moto para virar quase um head-up display.

E o apelo tecnológico não para por aí: o compartimento de bagagem localizado na parte lateral da moto poderá ser aberto por meio de gestos. Isso será possível graças a uma jaqueta inteligente que se conecta ao veículo e permite uma integração ainda maior entre a moto e o seu piloto.