Gigafactory: conheça a nova fábrica da Tesla, a maior do mundo

1 min de leitura
Imagem de: Gigafactory: conheça a nova fábrica da Tesla, a maior do mundo

Quando falamos em carro e tecnologia, a Tesla talvez seja a companhia mais inovadora do mundo. Não é por menos que, Elon Musk, CEO da empresa, é comparado com o personagem Tony Stark, dos quadrinhos Homem de Ferro. Musk, que também é dono da SpaceX, está trazendo para o "mundo real" coisas que ficavam no campo da imaginação, como carros que dirigem sozinhos e foguetes que pousam verticalmente e podem ser reutilizados.

Agora, para aumentar a produção das próprias ofertas, a Tesla está construindo uma fábrica gigante. No caso, ela é tão grande que a companhia chama o complexo de "Gigafactory". Diversos veículos norte-americanos foram convidados para acompanhar o andamento das obras, e você vai conferir as imagens aqui.

A Gigafactory 1 será a maior fábrica do mundo, segundo a Tesla. Ela também será a responsável pela produção das baterias que alimentam os veículos Model 3. Este carro em questão é o modelo totalmente elétrico "de entrada" da companhia. Leva 6 segundos de 0 a 100 km/h, tem o famoso modo autopiloto e custa US$ 35 mil. A Tesla pretende entregar as primeiras unidades em 2017 — sabe o mais bacana? Elon Musk disse que os Model 3 vão chegar ao Brasil.

Visão interna

A companhia comentou que a construção da fábrica é necessária pela demanda de baterias. Afinal, sem as baterias de íon-lítio mais robustas, a Tesla não consegue fazer com que os carros elétricos rodem.
De acordo com a empresa de Musk, a produção das baterias já começam nas próximas semanas. Contudo, a fábrica ainda está longe de ter a construção totalmente finalizada. Hoje, apenas 14% do trabalho está feito em um espaço de 1.294 hectares, o equivalente a 262 campos de futebol americano.

A Gigafactory teve um valor de US$ 5 bilhões investidos na construção e já possui 176,5 mil m² de área construída. Quando ficar 100% pronta, em 2018, devem ser 538,8 mil m² de área construída. Ainda, para energizar todo o complexo, ele terá as estruturas cobertas com painéis solares.

Baterias e sedãs elétricos. Essa é a Tesla atualmente. Mas, o que vem no futuro? De acordo com Elon Musk, em breve, a montadora vai oferecer veículos elétricos de vários tipos, como hatchs, pickups e até caminhões. Ou seja: o futuro é lindo, meus amigos.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.