Ônibus semiautônomo da Mercedes-Benz pode ser futuro do transporte público

2 min de leitura
Imagem de: Ônibus semiautônomo da Mercedes-Benz pode ser futuro do transporte público

O ônibus do futuro já existe e acabou de atingir um marco muito importante para a concretização de sua implantação total. Criado pela montadora alemã Mercedes-Benz, o Future Bus com CityPilot atingiu todas as expectativas de seus desenvolvedores ao percorrer – sem motorista – cerca de 20 quilômetros em uma rota na Holanda, ligando o aeroporto de Amsterdã com a cidade de Haarlem.

E não pense que o caminho foi fácil, sem obstáculos e dificuldades, como se fosse um trem autônomo que percorre os trilhos sem um maquinista: o ônibus do amanhã, utilizando seu sistema de navegação CityPilot, teve que fazer paradas em semáforos, atravessar cruzamentos e lidar com todo o tipo de tráfego de outros veículos ao seu redor, sem contar a necessidade fundamental de manter os pedestres próximos em total segurança.

Inspirado nos caminhões autônomos

O Future Bus tem origem na mesma tecnologia desenvolvida pela Mercedes-Benz para seus caminhões autônomos. O programa, chamado Highway Pilot, foi implantado há dois anos pela montadora, mas não enfrentava os mesmos desafios urbanos que o ônibus do futuro. Os caminhões apenas percorriam grandes rodovias transportando cargas inanimadas, uma tarefa extremamente mais simples do que as realizadas pelo ônibus.

O ônibus é dividido em três partes, cada uma delas feita para uma duração diferente de viagem

Além de toda a tecnologia de navegação em torno do Future Bus, seu design também foi pensado para dar maior conforto para os passageiros e para se adaptar mais apropriadamente às necessidades do futuro próximo. Assim, o ônibus é dividido em três partes, cada uma delas feita para uma duração diferente de viagem. Dispositivos para o entretenimento dos usuários também fazem parte do pacote.

Autônomo e inteligente

O Future Bus também vai ser totalmente conectado com a infraestrutura de trânsito da cidade, fazendo com que o veículo esteja completamente inteirado com a situação do tráfego atual, com a sincronização dos semáforos e diversas outras informações que podem ajudar a melhorar a viagem realizada pelo ônibus do futuro.

O sistema integrado no veículo permite que ele realize viagens a até 70 km/h

Uma câmera que filma todo o trajeto é capaz de analisar minuciosamente o asfalto e comparar a varredura com viagens anteriores. Esses dados podem ser usados pelas instituições que gerenciam o trânsito em uma cidade, por exemplo, para mantê-la sempre bem conservada. O sistema integrado no veículo permite que ele realize viagens a até 70 km/h e realize paradas nos pontos de ônibus com uma precisão sem igual.

Com o sucesso obtido pela Mercedes-Benz em seus testes, não se espante se nos próximos anos o transporte público das grandes cidades passe a utilizar o Future Bus e as pessoas passem a viajar sem a necessidade de um motorista, coisa que já é comum nos sistemas ferroviários e metroviários dos maiores centros urbanos.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.