Synaptics quer turbinar sua barra de espaço com comandos sensíveis ao toque

1 min de leitura
Imagem de: Synaptics quer turbinar sua barra de espaço com comandos sensíveis ao toque

Olhe para o seu smartphone e pense na quantidade de funções que podem ser desempenhadas apenas com os toques na tela. Agora olhe para o seu teclado e tente fazer o mesmo raciocínio. Infelizmente, é preciso dizer que os teclados de computadores têm sido cada vez limitados em comparação às interfaces sensíveis ao toque — que têm, por sua vez, acumulado muitas funções.

Mas a Synaptics quer mudar essa história. A empresa acaba de anunciar a tecnologia SmartBar, que promete dar muito mais possibilidades para os consumidores em suas barras de espaço. Isso mesmo, estamos falando de um sistema que transforma a barra de espaço em muito mais do que uma tecla utilizada para separar duas palavras em um texto. Parece ótimo, não é mesmo?

O funcionamento da SmartBar lembra bastante o que se pode fazer com a tecnologia Synaptics — criado pela mesma empresa — nos touchpads de notebooks. Isso significa que se torna possível fazer rolagens laterais ou verticais, aplicar ou retirar zoom de uma imagem e até mesmo acessar menus individuais dos computadores — em uma verdadeira aplicação dos conceitos do Synaptics na barra de espaço.

Apesar de ainda não ser possível imaginar quando isso será colocado no mercado, já podemos dizer que a Synaptics está licenciando a tecnologia. A Thermaltake é uma das primeiras empresas a utilizar o sistema em testes e é possível que em breve vejamos os primeiros equipamentos eletrônicos (notebooks e teclados de desktops) com a novidade. Será que ela vai mesmo facilitar tudo?

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.