Tactus: teclado que "cria" botões em touchscreen chega em breve ao mercado

1 min de leitura
Imagem de: Tactus: teclado que "cria" botões em touchscreen chega em breve ao mercado

(Fonte da imagem: Divulgação/Tactus Technology)

Em meados de 2012, a Tactus Technology, empresa sediada em Fremont, nos EUA, ganhou notoriedade ao revelar a tecnologia na qual estava trabalhando: um teclado capaz de “criar” botões físicos em telas sensíveis ao toque e depois fazê-los desaparecer como se nada tivesse acontecido.

Alguns meses depois, a companhia levou o Tactus, como tem sido chamado o recurso, para ser exposto na Consumer Electronics Show (CES) 2013 e tentar angariar investidores para que o projeto saísse do papel. De lá para cá, pouco se ouviu falar dessa tecnologia. Mas uma notícia recente pode animar aqueles que esperam ansiosos por essa funcionalidade em seus gadgets.

De acordo com o site VentureBeat, a empresa firmou em dezembro (mas divulgou apenas agora) uma parceria que gira em torno de US$ 13,5 milhões com a Wistron Corporation, fabricante de componentes eletrônicos de Taiwan que fornece para grandes companhias — incluindo Microsoft, Apple, BlackBerry e Acer.

“Wistron é muito bem vista no segmento ODM. Por ser uma companhia desse formato, ela também está familiarizada com o design de smartphones e tablets, e nós estamos começando a trabalhar com as referências de design da equipe de desenvolvimento dela” comentou Craig Ciesla, cofundador da Tactus, em entrevista.

O executivo revelou que o acordo deve render frutos muito em breve. Um acessório para o iPad mini trazendo a funcionalidade do Tactus deve ser lançado até o final de 2014. Além disso, as empresas estudam e estão empenhadas em anunciar um tablet “próprio” para 2015.

Segundo Ciesla, as pessoas ainda gostam de ter sensações táteis enquanto usufruem de seus eletrônicos. Um estudo feito pela companhia abordou 20 pessoas, com idades entre 19 e 70 anos, indicou que dois terços dos participantes preferiram digitar com o Tactus e pagariam a mais por um aparelho que já viesse com essa tecnologia equipada.

Outra aposta da empresa é no segmento de jogos para portáteis. Alguns títulos ainda exigem vários comandos por meio de botões e manches virtuais, sendo que a experiência proporcionada por sua tecnologia seria muito bem-vinda pela maioria dos jogadores.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.