Em outubro do ano passado, falamos aqui no TecMundo a respeito do app Neural da Swiftkey Greenhouse, que usa uma rede de algoritmos para oferecer sugestões melhores de palavras para completar as suas frases – saiba mais clicando neste link. Agora, a Microsoft resolveu unir o aplicativo que faz uso da rede neural ao popular teclado Swiftkey, melhorando consideravelmente os termos sugeridos para as frases dos usuários.

Para isso, o app agora vai fazer mais do que analisar apenas as duas últimas palavras. Por meio de um sistema inteligente de categorização de termos e observação da estrutura de sentenças escritas, o software será capaz entender que tipos de palavras fazem sentido como sugestões, eliminando outras que dificilmente se encaixariam no contexto.

“Por exemplo, uma vez que a tecnologia tenha visto a frase ‘vamos nos encontrar no aeroporto’, ela será capaz de deduzir que ‘escritório’ ou ‘hotel’ são palavras similares, que também poderiam ser previsões apropriadas no lugar de ‘aeroporto’. Além disso, ela entenderá que ‘vamos nos encontrar no aeroporto’ tem uma estrutura de frase similar a ‘vamos conversar no escritório’”, explica a empresa.

Disponível em inglês

Por enquanto, as redes neurais só estão sendo aplicadas aos modelos de linguagem no inglês norte-americano e britânico, mas outros idiomas estão a caminho. Caso você use uma das línguas que contam com a novidade, basta atualizar o app do Swiftkey na Google Play Store para conferir a melhoria nas sugestões e autocorreções do aplicativo. Ainda não há previsão para a aplicação do recurso ao português brasileiro.

Cupons de desconto TecMundo: