Como usar o teclado no lugar do seu mouse

2 min de leitura
Imagem de: Como usar o teclado no lugar do seu mouse

Já pensou quanto tempo você poderia economizar se usasse mais o teclado do que está acostumado? Bem, hoje vamos dar algumas dicas para você que quer largar o mouse (ou está sem ele) e aprender algumas formas de navegar pelo teclado.


Iniciando


Bem, digamos que você queira abrir o menu iniciar. Você sabia que aquela tecla com o símbolo do Windows serve para isso? Mas caso o seu teclado não tenha essa tecla, você pode simplesmente abrir o Menu Iniciar pressionando o atalho CTRL + ESC.

Para navegar pelos itens utilize as setas. Ou seja, para ir para cima e para baixo, use as setas ▲ e ▼. Caso você queira que uma das pastas seja expandida, basta usar ► para expandir e ◄ para recolher de novo. Para abrir um dos atalhos, posicione-se sobre ele (1) e pressione ENTER.

Posicione-se sobre o ícone e pressione enter para abri-lo.

No Windows Vista o Menu Iniciar ficou muito prático, pois conta com uma barra de busca (2). Então, basta pressionar a tecla do Windows, digitar o nome do programa que você quer abrir e pressionar ENTER.

Pressione TAB até chegar no ícone desejado.Mas, caso você precise chegar em algum ícone que esteja na área de trabalho, pressione a tecla TAB, até que algum ícone fique com uma seleção em volta. Aí basta navegar pelos ícones utilizando as setas é pressionar ENTER para executar.


Navegando na Internet


Abriu o navegador e agora está com dificuldades? Sem problemas. Pressione F6 e a barra de endereços ficará selecionada. Aí basta digitar um endereço e pressionar ENTER. Quando a página abrir, você poderá movimentar a tela com as setas e utilizar PAGE UP e PAGE DOWN para subir ou descer a página. Se você quer abrir uma nova janela, utilize CTRL + N. Para abrir uma nova aba utilize CTRL +T.

Pressione F6 para ir à barra de endereços.

Entretanto, a parte mais difícil com certeza será a de navegar de um link para outro. Para fazer isso, você precisará pressionar a tecla TAB várias vezes, até chegar ao link (ou campo) que quer. Caso você tenha passado do lugar, basta pressionar CTRL + TAB para “voltar” uma pressionada de TAB. Pressionando ENTER você abrirá um link.

Pressione TAB para chegar aos links.

Se você foi para outra página e quer voltar, basta pressionar BACKSPACE. Já para avançar a página, basta pressionar SHIFT + BACKSPACE. E, para abrir o menu de favoritos, é só utilizar a combinação CTRL + I. O atalho para fechar o programa você já deve conhecer: ALT + F4.


Outra alternativa - um mouse virtual


Indo em Iniciar > Programas > Acessórios > Acessibilidade você encontrará a Central de Facilidade de Acesso. Clique em Facilitar o uso do mouse  e marque a caixa “Ativar as Teclas do Mouse”.

Usando as teclas para o mouse. Um mouse

Assim, você poderá usar o seu teclado numérico para simular um mouse, sendo que: 2=▼ 4=◄ 6=► e 8=▲. Os números 1, 3, 7 e 9 são usados para movimentar-se para as diagonais. Lembre-se de que para funcionar as teclas para o mouse, o NUM LOCK deve estar ativado.


Agora você já sabe ao menos o básico para não se perder pelo computador quando precisar (ou quiser) utilizar o teclado ao invés do mouse. Pratique bastante e boa diversão.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.