Entre os tablets compactos, Nexus 7 e iPad mini são os principais produtos do mercado atualmente. Para deixar a concorrência ainda mais acirrada, o site Android Authority fez um teste de queda, revelando qual dos dois aparelhos poderia sair intacto após cair no chão.

O teste foi feito como uma simulação de uma queda real, sem arremessos ou alturas elevadas. Ambos os tablets foram lançados da altura de um homem médio, posicionados de lado e com a tela virada para cima e para baixo. O resultado foi bastante impressionante nas três quedas.

No lançamento com os aparelhos posicionados de lado, o iPad já sai na frente, tendo pequenos danos em sua carcaça, mas sem danificar a tela, enquanto o Nexus mostra o display já danificado.

Na segunda queda, o iPad mini tem a tela rachada, mas o Nexus 7 já começa a se desintegrar — soltando inclusive sua parte traseira. Neste ponto, o Nexus já para de funcionar. Na terceira e última etapa, ambos ficam completamente destruídos, mas o iPad continua funcionando, mesmo com o display totalmente rachado.

Em contraponto, os testes feitos pela SquareTrade comparam a queda do iPad mini, do iPad de terceira geração e, também, do Nexus 7. Aqui, o tablet da Asus se sai melhor nos testes de queda, enquanto os aparelhos da Maçã apresentam melhores resultados para resistência à água.

A diferença dos dados pode ter acontecido pela metodologia usada. Enquanto os testes da Android Authority mostram situações reais, a simulação do SquareTrade é totalmente mecânica, lançando os aparelhos com força contra o chão.