Espiando o futuro do Symbian^4

1 min de leitura
Imagem de: Espiando o futuro do Symbian^4

Utilizado principalmente pela Nokia – mas também presente em aparelhos de outros fabricantes –, o Symbian já foi a principal plataforma para smartphones. Porém com a chegada dos aparelhos dotados de telas sensíveis a toque, o sistema perdeu espaço para soluções mais elegantes e práticas como o iOS e o Android.

Depois de duras críticas à versão S60v5 – utilizada no Nokia 5800 Xpress Music e no N97, por exemplo – o Symbian tornou-se um projeto de código livre a partir da versão S^3, mantido principalmente pela Symbian Foundation. Segundo a própria fundação que hoje controla as rédeas do desenvolvimento da plataforma, a versão S^3 é apenas intermediária, como se fosse um “Beta” das novidades do Symbian^4.

Graças à comunidade

Tela inicial do Symbian^4  Menu de personalização da tela inicial do Symbian^4

Imagens e rumores do Symbian^4 rodam na internet já há algum tempo, porém desta vez o que se vê é oficial. Enquanto montagens e suposições transitavam, a comunidade Symbian seguia o mapa da fundação e, recentemente, disponibilizou o código-fonte necessário para simular – no ambiente de desenvolvimento Qt – a tela inicial e e mais alguns aplicativos – como o discador – do novo sistema.

Discador do novo Symbian^4  Menu de aplicativos do Symbian^4

Em resumo, quem gosta de se aventurar pelo mundo da programação, e estiver disposto a dedicar alguns momentos a instalar todas as peças necessárias, pode ter – em primeira mão – contato com o Symbian^4 muito antes de sua conclusão.

Os passos necessários para instalação do Qt e também toda a informação necessária para construir a homescreen do S^4 podem ser encontrados na Wiki da Symbian Foundation.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.