Surface Pro 3: fãs relatam problemas de bateria logo ao fim da garantia

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Imagem: Microsoft

Más notícias para quem é dono de um Surface Pro 3: recentemente, uma série de reclamações feitas por várias pessoas através da comunidade online oficial da Microsoft revelaram que o tablet híbrido parece estar sofrendo com enormes problemas em sua bateria – coincidentemente, surgindo pouco depois do fim da garantia de 12 meses oferecida pela fábrica.

Segundo os relatos, a bateria dos aparelhos simplesmente teve sua vida útil reduzida com enorme velocidade, perdendo energia ao ponto de se tornar quase impossível de ser utilizada sem estar diretamente ligada à tomada. Na grande maioria dos casos, a bateria a sofrer problemas era fabricada pela SIMPLO, e a capacidade de armazenamento caiu em quase 300 vezes, em alguns dos relatos.

Acha que estamos exagerando? Então basta observar o caso da imagem abaixo, trazido em uma das reclamações, que mostra os detalhes da bateria através da ferramenta “powercfg battery report” do Windows. Como você pode notar, a capacidade original de armazenamento de energia do tablet era de 42.157 mWh, mas caiu para ridículos 144 mWh após algumas centenas de ciclos:

Nem mesmo aparelhos com vários anos de uso passam por quedas tão grandes na capacidade de bateria

Isso já seria um enorme problema se ocorresse com absolutamente qualquer aparelho eletrônico, mas o caso do Surface Pro 3 é especialmente surpreendente por conta de o tablet ter como um de seus destaques sua bateria de longa duração. Basta lembrar que Panos Panay, o chefão da divisão Surface, havia dito em uma conversa pelo Reddit que o aparelho seria capaz de ser usado por 4,5 anos e ainda manter 80% de sua capacidade de armazenamento de energia máxima.

Deixados ao vento?

Como se não fosse suficiente, vale notar que Panay ainda havia avisado que, mesmo com o fim do período de garantia, a Microsoft faria a troca da bateria por “apenas” 200 dólares. Mesmo diante desse caso, a empresa teria se recusado a auxiliar os consumidores, cobrando um mínimo de 450 dólares, mais impostos, pela troca.

Por outro lado, o site WM PowerUser recebeu a seguinte declaração por parte da Microsoft sobre toda a questão:

“Nós estamos cientes de que alguns consumidores têm relatado uma situação com suas baterias do Surface Pro 3 em que o sistema está reportando uma capacidade menor do que a esperada. Essa é uma prioridade máxima para nosso time, e nós estamos trabalhando rapidamente para entender a causa. Se você está vivendo este caso, por favor contate o suporte ao consumidor da Microsoft.”

Felizmente, como você pode notar pela resposta da empresa, a história pode acabar bem para os consumidores, agora que ela aparentemente chegou aos ouvidos dos figurões da companhia. É bem provável, porém, que a Microsoft tenha dado um duro golpe na confiança dos fãs que investiram na linha e foram tratados dessa maneira.

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