O Condor Cluster

Fonte da imagem: US Defense Department

Cerca de um mês atrás, a Força Aérea americana comprou mais de 2,2 mil consoles PlayStation 3 e o mundo ficou curioso, porque ninguém sabia o motivo de tal compra. O resultado acaba de sair e ele realmente impressiona: 1.760 consoles foram unidos sob o comando de 168 unidades de processamento gráfico e 84 servidores coordenadores, para formar “o computador interativo mais rápido de todo o Departamento de Defesa”.

Todos os PlayStation 3 tiveram sua unidade de leitura de DVD-Blu-ray removidas, de forma que não é possível jogar neles. Mas em compensação, o resultado foi uma máquina superpotente, atualmente ranqueada como o 33.º maior computador do mundo.

O objetivo do projeto, apelidado de Condor Cluster, é realizar rapidamente a análise de imagens de alta-resolução. Isso significa bilhões de pixels sendo processados a cada minuto, reduzindo o tempo de trabalho, que costumava demorar horas, para alguns segundos, afirma o coordenador da empreitada.

A maior vantagem em usar os consoles, no entanto, fica por conta dos gastos. Produzir um computador com tal capacidade por meios convencionais custaria cerca de 20 vezes mais do que o Condor Cluster. Ainda assim, a Força Aérea já afirmou que espera ansiosamente para trabalhar com a próxima geração tecnológica.

Cupons de desconto TecMundo: