Colosso: novo supercomputador chinês deve superar barreira dos 'petaflops'

1 min de leitura
Imagem de: Colosso: novo supercomputador chinês deve superar barreira dos 'petaflops'
Imagem: tudonotebook

A China é o país que tem o maior número de supercomputadores em operação no mundo — na lista dos 500 mais poderosos — e está prestes a terminar a construção de uma máquina ímpar. O país está trabalhando no protótipo do primeiro supercomputador que vai operar na escala dos “exaflops”.

Atualmente, os mais poderosos dispositivos desse tipo ainda operam na escala dos “petaflops”, capazes de realizar vários “quadrilhões” ou “milhares de trilhões” de cálculos por segundo. O novo aparelho chinês será capaz de fazer “quintilhões” ou “milhares de quadrilhões” de cálculos por segundo.

O novo aparelho chinês será capaz de fazer “quintilhões” ou “milhares de quadrilhões” de cálculos por segundo.

Não há informações específicas reveladas sobre a construção desse dispositivo ainda, mas os detalhes que foram revelados até o momento são da agência estatal de notícias chinesa. Portanto, parece que o governo local está realmente sério sobre o assunto e pretende ir com o projeto até o fim.

De acordo com Zhang Ting, um dos engenheiros responsáveis pela construção do protótipo, ele deve ficar pronto até o fim deste ano. Contudo, o supercomputador finalizado só deve entrar em operação nos próximos anos. “Um sistema de computação na escala dos exaflops e suas aplicações devem ser esperados apenas para 2020”, explicou Ting à agência de notícias.

Sunway TaihuLight

Ele ainda detalhou que o aparelho seria 200 vezes mais poderoso que o primeiro supercomputador na escala dos petaflops construído pela China, o Tianhe-1, que foi reconhecido como o mais rápido do mundo em 2010. Atualmente, a máquina mais poderosa do mundo nesse segmento é o Sunway TaihuLight, com performance máxima de 124,5 petaflops.

O que são flops?

Atualmente, os mais poderosos supercomputadores do mundo estão na escala dos petaflops. Mas você sabe o que é um flops? Essa palavra é a sigla para o termo em inglês “Floating-point Operations Per Second” ou “Operações de Ponto Flutuante Por Segundo”, uma métrica usada para determinar o desempenho de um computador ao realizar cálculos científicos.

Os prefixos que estamos acostumados a ver quando se fala de supercomputadores são teraflops, petaflops e, agora, exaflops. Isso é praticamente o mesmo sistema que usamos para simplificar a grandeza de sistemas de armazenamento em bytes, como megabytes, gigabytes e terabytes. Um teraflops representa 1 flops x 1012. Sendo assim, um petaflops representa a multiplicação por 1015 e exaflops por 1018.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.