HISTóRIA E DADOS CURIOSOS

Segundo site mais visitado do mundo, o YouTube revolucionou o meio digital em diversos aspectos. Conheça um pouco sobre sua história e outras curiosidades.
Fundação
Criado em 2004 por Chad Hurley, Steve Chen e Jawed Karim, o YouTube seria inicialmente um site de encontros com vídeos, mas os usuários começaram a postar conteúdos diversos.
O primeiro vídeo
Jawed Karim colocou o primeiro vídeo no ar em abril de 2005. Com apenas 18 segundos, Me At the Zoo mostra o cofundador da página visitando o zoológico de San Diego.
O primeiro viral
Em outubro de 2005, um comercial da Nike foi o primeiro vídeo a atingir 1 milhão de views. Ele mostra o jogador brasileiro Ronaldinho recebendo as chuteiras de ouro e as testando.
A compra pela Google
Em outubro de 2006, pouco mais de 1 ano após a criação, o YouTube foi comprado pela Google por US$ 1,65 bilhão. Cada cofundador lucrou cerca de US$ 400 milhões.
Estreia da versão mobile
Antecipando tendências, a versão mobile do YouTube foi lançada em junho de 2007. Hoje, 70% dos acessos aos vídeos da plataforma são feitos por dispositivos móveis.
Programa de parceiros
O Programa de Parceiros foi criado em 2007
nos EUA, permitindo que criadores de conteúdos transformassem o hobby em uma carreira. Assim surgiram os primeiros youtubers.
Palco para artistas iniciantes
O cantor canadense Justin Bieber foi descoberto por produtores após publicar vídeos no YouTube. Ele se tornou uma das primeiras revelações musicais da plataforma.
O primeiro bilhão de views
O clipe de Gangnam Style, do músico coreano Psy, foi o primeiro vídeo a ultrapassar 1 bilhão
de views. Isso aconteceu no fim de 2012, e pouco depois ele “quebrou” o contador do YouTube.
O vídeo mais assistido
Hoje, o clipe de Despacito, do cantor porto-riquenho Luis Fonsi, é o mais assistido do site. Lançado em janeiro de 2017, soma
6,8 bilhões de visualizações.
Canal com maior número de inscritos
O canal com maior número de inscritos pertence à gravadora e produtora indiana de filmes T-Series. Atualmente, há mais de 142 milhões de interessados em seu conteúdo.
Número de uploads e consumo
Dados revelam que 500 horas de vídeos são publicadas no YouTube a cada minuto. São exibidas mais de 1 bilhão de horas de conteúdo por dia.
Números de usuários
Hoje, o YouTube é a segunda mídia social em número de usuários. Mais de 1,9 bilhão de pessoas acessam a plataforma em mais de 90 países.
Você conhecia todo esse
poder do YouTube?

Para saber as recentes notícias
sobre o site, acesse o TecMundo.