FATOS, NÚMEROS E CURIOSIDADES DA FRANQUIA

Da origem nos quadrinhos ao sucesso nos cinemas, conheça algumas curiosidades da franquia X-Men.
Origem nos quadrinhos
Os X-Men foram criados pelos artistas Stan Lee e Jack Kirby em 1963. A HQ apresentava uma equipe de mutantes, seres humanos superevoluídos que desenvolveram habilidades na adolescência.
Versão descartada dos anos 1980
Uma versão dos X-Men quase foi feita pela Orion Pictures nos anos 1980, mas foi descartada quando o estúdio passou por dificuldades financeiras. O projeto foi retomado pela Fox nos anos 1990.
X-Men: o Filme (2000)
Antes de Bryan Singer assumir a direção do primeiro filme, a Fox buscou diferentes cineastas. Tim Burton e Robert Rodriguez, por exemplo, foram cotados.
X-Men 2 (2003)
Em X-Men 2, a cadeira de rodas utilizada pelo Professor X foi alugada. A peça foi leiloada após o primeiro filme, então a solução foi “pegar emprestada” com o dono.
O Confronto Final (2006)
Encerrando a trilogia original dos mutantes, O Confronto Final foi o primeiro filme de heróis com uma cena pós-créditos. Algo que se tornou comum nas produções do Marvel Studios.
Spin-off do Wolverine
Amado pelos fãs das HQs e dos filmes, Wolverine teve sua história contada no spin-off Origens (2009). O ator Hugh Jackman voltou a interpretar o herói em Imortal (2013).

Primeira Classe (2011)
Visto como um reboot, Primeira Classe apresenta versões mais jovens dos mutantes. Curiosamente, James McAvoy raspou o cabelo para interpretar o Professor X sem saber que isso não seria necessário.
Dias de um Futuro Esquecido (2014)
Dias de um Futuro Esquecido reúne o elenco da trilogia original e os atores de Primeira Classe. Assim, representa um “crossover” dentro da própria franquia dos mutantes.
Deadpool (2016)
Deadpool é o maior sucesso comercial
da série, arrecadando US$ 783 milhões. Surpreendentemente, teve o menor orçamento: apenas US$ 58 milhões.
O êxito rendeu uma continuação em 2018.
Logan (2017)
Com tom maduro, Logan é a despedida de Hugh Jackman do personagem Wolverine. Foi o primeiro filme de heróis indicado ao Oscar, concorrendo na categoria Melhor Roteiro Adaptado em 2018.
Fênix Negra (2019)
Fênix Negra é o último longa protagonizado pela equipe principal. Mas não agradou aos fãs nem à crítica. Por conta disso, a produção é apontada como o segundo maior fracasso do cinema.
Novos Mutantes (2020)
e o futuro
Após vários adiamentos, Novos Mutantes encerra a franquia produzida pela Fox e está previsto para ser lançado ainda em 2020. Depois, os X-Men passam a fazer parte do universo da Marvel nos cinemas.
Qual é o seu mutante preferido
 da saga X-Men nos cinemas?

Não se esqueça de compartilhar essas curiosidades com os fãs das HQs e dos filmes.