fatos, números e curiosidades da franquia

Com quase 20 anos de história, a saga Velozes e Furiosos parece estar bem longe de acabar. Conheça algumas curiosidades sobre os filmes dessa famosa franquia de ação.
Origem
O primeiro filme foi inspirado no artigo “Racer X”, publicado pela revista Vibe em 1998. Escrito pelo jornalista Ken Li, o texto aborda o submundo das corridas ilegais no Queens, em Nova York.
Velozes e Furiosos
(2001)
Estrelado por Paul Walker e Vin Diesel, Velozes e Furiosos teve a participação de 200 “pilotos” de corridas ilegais em algumas cenas. Os figurantes foram selecionados pelo diretor Rob Cohen.
+ Velozes + Furiosos
(2003)
Fã de carros modificados, Paul Walker usou seus veículos pessoais na sequência de 2003. O ator também realizou grande parte das cenas de ação no volante, dispensando dublês.
Desafio em Tóquio
(2006)
Com um novo elenco, Desafio em Tóquio foi gravado na capital japonesa. Curiosamente, o diretor Justin Lin quase foi preso por filmar sem autorização dos órgãos locais.
Velozes e Furiosos 4
(2009)
Em 2009, o quarto filme da saga reuniu o elenco original depois de quase 10 anos. Ele é estrelado por Vin Diesel, Paul Walker, Jordana Brewster e Michelle Rodriguez.
Operação Rio
(2011)
Apesar de trazer o nome da cidade brasileira, grande parte das cenas de Operação Rio foi filmada em Porto Rico e em Atlanta (EUA). A cena do assalto ao trem foi rodada no Arizona.
Velozes e Furiosos 6
(2013)
Originalmente, o sexto filme foi planejado como duas produções filmadas simultaneamente, mas os produtores decidiram reorganizar o roteiro e transformá-lo em apenas um longa.
Velozes e Furiosos 7
(2015)
Vítima de um acidente de carro, Paul Walker faleceu em 2013. O diretor James Wan teve a ajuda dos irmãos do ator e usou efeitos digitais com imagens de arquivo para finalizar o filme.
Velozes e Furiosos 8
(2017)
Velozes e Furiosos 8 entrou para a história como a maior estreia global do cinema até então. Ele faturou US$ 539,9 milhões apenas no fim de semana de lançamento.
Hobbs & Shaw
(2019)
Uma cena deletada do oitavo filme deu origem ao spin-off Hobbs & Shaw. Os produtores acreditaram que a química entre os atores Dwayne Johnson e Jason Statham funcionaria em um filme à parte da saga.
Velozes e Furiosos 9
(2021)
O nono filme estava previsto para estrear em maio de 2020, mas foi adiado em 1 ano por conta da pandemia do coronavírus. Com isso, a produção vai chegar às telas apenas em abril de 2021.
Bilheterias e
futuro da saga
Hoje, Velozes e Furiosos é a franquia com a sexta maior bilheteria de todos os tempos. Juntos, os filmes arrecadaram mais de US$ 5 bilhões. E o 10º filme já foi confirmado.
Qual é o seu filme preferido da saga Velozes e Furiosos? Você conhecia essas curiosidades?

Não se esqueça de compartilhar esse conteúdo com seus amigos e fãs da Família.