HISTÓRIA DA
Ícone dos carros elétricos, a Tesla é uma montadora com espírito de empresa de tecnologia. Saiba mais sobre sua história e suas inovações.
Fundação
A Tesla Motors foi fundada por Martin Eberhard e Marc Tarpenning em 2003. O nome é uma homenagem ao inventor sérvio Nikola Tesla, importante estudioso da engenharia mecânica.
A proposta da companhia
Eberhard e Tarpenning tinham como proposta criar uma montadora que também fosse uma empresa de tecnologia; assim, poderiam construir carros, baterias e softwares.
Desconstruindo conceitos
Outro propósito era provar que carros elétricos podem ser potentes, então pensaram em modelos com alto desempenho e baterias com energia para percorrer grandes distâncias.
Roadster
Apresentado ao público em 2006, o Roadster trouxe chassis de fibra de carbono e motor elétrico. O primeiro modelo da marca começou a ser fabricado e vendido em 2008.
Membros investidores
A Tesla sempre teve apoio de grandes investidores, como o famoso empreendedor Elon Musk. Tão envolvido com a montadora, ele assumiu o cargo de CEO em 2008.
Entrada para a Bolsa de Valores
Em junho de 2010, a Tesla passou a vender suas ações na Bolsa de Valores. Ao se tornar uma empresa de capital aberto, arrecadou mais de US$ 220 milhões no primeiro ano.
Model S
Em 2012, a Tesla lançou o segundo modelo de carro elétrico. O sedã Model S foi um dos primeiros veículos montados inteiramente na Tesla Factory em Fremont, na Califórnia.
Superchargers
Ainda em 2012, a Tesla construiu as primeiras estações Superchargers nos EUA e na Europa. Os postos permitem que todos os modelos da marca recarreguem as baterias gratuitamente.
Piloto automático
A partir de 2014, a Tesla passou a equipar seus carros com sensores e softwares de piloto automático. Desde então, a tecnologia vem sendo aprimorada anualmente.
Tesla Inc.
Em 2017, após adquirir a SolarCity, a empresa alterou o nome para Tesla Inc. Além de ser uma montadora, passou a atuar no setor de baterias domésticas e painéis solares.
Cybertruck
Previsto para 2021, o futurista Cybertruck é o próximo modelo de “carro popular” da Tesla. Surpreendentemente, ele teve mais de 250 mil pedidos durante a pré-venda em 2019.
Marca automotiva mais valiosa
Em 2020, a Tesla Inc. se tornou a montadora mais valiosa do mundo. Atualmente, seu valor de mercado está acima de US$ 185 bilhões, mais do que a soma de GM, Ford e FCA juntas.
Você conhecia esses pontos da história da Tesla? Arraste para cima para conhecer mais detalhes sobre a companhia.