Muitos objetos comuns do nosso dia a dia eram chamados de extremamente futuristas quando foram criados pela ficção. Mas, se não fosse pela imaginação de visionários, dificilmente eles sairiam do papel.

Confira 10 criações da ficção, tanto na literatura quanto em séries e filmes, que se tornaram realidade:

Impossível viver sem ele hoje. A primeira vez que algo semelhante apareceu foi na revistinha do Dicky Tracy, mas foi com a série Star Trek que a ideia se popularizou.

Star Wars (1977) começa com a Leia mandando um recado holográfico a Obi-Wan Kenobi. A tecnologia, como mostrada nas telonas, só foi aparecer em 2018, ainda em escala muito pequena.

Os publicitários adoraram os painéis luminosos de Blade Runner (1982) e rapidamente deram um jeito de incluir esses outdoors em todo o mundo. Impossível não reparar em um deles!

Em O Vingador do Futuro (1990), Arnold Schwarzenegger entra em um táxi pilotado por um boneco computadorizado. Atualmente, carros autônomos são realidade e logo devem ganhar as ruas.

Os replicadores de Star Trek materializavam instantaneamente qualquer objeto. As atuais impressoras 3D ainda não são tão velozes, mas isso deve ser apenas uma questão de tempo.

Em Frankenstein (1818), o doutor faz a criatura ganhar vida com o choque de um raio. Na vida real, isso aconteceu em 1947, quando um médico aplicou 60 Hz no coração de um adolescente e o salvou.

No livro Fahrenheit 451 (1953), existe um aparelho do tamanho de um dedal e com a aparência de conchinhas que funciona como um rádio acoplado ao ouvido. Seria a inspiração da Apple?

Brilho Eterno de Uma Mente Sem Lembranças (2004) mostrou um aparelho de apagar memórias. Em 2013, cientistas provaram que isso pode ser real após sumirem com memórias de ratinhos.

No livro Admirável Mundo Novo (1931), os personagens tomavam a droga soma, que os impedia de ficarem tristes. Isso foi 2 décadas antes de os primeiros antidepressivos chegarem às farmácias.

O livro Snow Crash (1992) falava de uma comunidade virtual em que as pessoas interagiam através de avatares. Essa é premissa de vários jogos atuais, incluindo o clássico Second Life.

Gostou da lista? Então acesse o TecMundo e confira mais algumas invenções que saíram da ficção para a realidade.