STEVE JOBS
CURIOSIDADES SOBRE
Gênio da tecnologia, Steve Jobs teve uma vida cheia de momentos marcantes. Conheça curiosidades sobre o cofundador da Apple.
Infância
Steven Paul Jobs nasceu em 24 de fevereiro de 1955 em São Francisco, na Califórnia. Adotado, ele cresceu em Cupertino, local que hoje é conhecido como Vale do Silício.
De Atari ao budismo
Jobs iniciou a faculdade de Arte na Reed College em 1972. Após largar o curso, viveu em uma comunidade hippie, trabalhou na Atari e até visitou a Índia para estudar o budismo.
Criação da Apple
Em 1974, Jobs voltou a Cupertino e reencontrou o amigo Steve Wozniak. Especialistas em tecnologia, os dois começaram a criar projetos de computadores. E assim nasceu a Apple.
Demissão da própria empresa
Em 1985, Jobs teve diversos conflitos com John Sculley, CEO da Apple. Ao tentar convencer os conselheiros a tirar o “rival” do cargo, o cofundador acabou sendo demitido da empresa.
NeXT Inc.
Após deixar a Apple, Jobs fundou a NeXT Inc., em 1985. A companhia focada em computadores para o setor da educação tinha parceria com a marca japonesa Canon.
Pixar
Em 1986, Jobs adquiriu a Pixar, uma divisão da Lucasfilm. Anos mais tarde, o estúdio produziu o primeiro longa-metragem em animação computadorizada, o sucesso Toy Story (1995).
Retorno à Apple
Após mudanças na gestão, a Apple comprou a NeXT Inc. por US$ 429 milhões, em 1997. Isso marcou a volta de Jobs como conselheiro, e no mesmo ano ele assumiu o cargo de CEO.
Reinventando a Apple
Com o retorno de Jobs, a Apple deixou de ser uma empresa apenas de computadores e passou a investir na criação de produtos inovadores, como iPod e iPad.
Problemas de saúde
Jobs foi diagnosticado com um raro câncer de pâncreas em 2003. Apesar de optar por um tratamento de medicina alternativa, ele precisou passar por uma complicada cirurgia em 2004.
Reinventando o mercado
Um dos projetos mais inovadores de Jobs e da Apple, o iPhone foi lançado em 2007. Em pouco tempo, o smartphone transformou o mercado de tecnologia e a indústria de comunicação móvel.
Deixando a Apple
Mesmo lutando contra o câncer, Jobs seguiu no comando da Apple até agosto de 2011. Ele deixou o cargo de CEO e se tornou “apenas” o presidente da companhia de tecnologia.
Morte
Jobs faleceu em 5 de outubro de 2011, 2 meses após deixar a gestão da Apple. Hoje, seu legado serve de inspiração para diversos jovens empreendedores.
One more thing…

Você conhecia a longa jornada de Steve Jobs? Compartilhe essas curiosidades com outros admiradores do cofundador da Apple.