fatos e curiosidades da franquia

Criada há mais de 50 anos, Star Trek é uma das franquias mais populares da ficção científica. Conheça algumas curiosidades sobre ela!
Origem
Star Trek foi criado por Gene Roddenberry, um ex-piloto da 2ª Guerra Mundial. Sua intenção era usar histórias de ficção científica para discutir assuntos contemporâneos dos anos 1960.
Série Original
A série original estreou na TV americana em setembro de 1966. Apesar de ter apenas 3 temporadas, ela deu origem a 13 filmes lançados ao longo das décadas seguintes.
Tecnologia
Star Trek previu muitas inovações tecnológicas. Entre elas, os celulares flip, os dispositivos com telas sensíveis ao toque, os computadores com interface de voz e as videoconferências.
Saudação Vulcana
A famosa saudação Vulcana tem origem judaica. Usada em bênçãos, o gesto simboliza a letra hebraica “Shin”. Assim, ela representa a palavra “Shadday”, utilizada para se referir a Deus.
Primeiro Beijo Inter-racial na TV
Star Trek fez história ao exibir o primeiro beijo inter-racial na TV americana. A cena entre o Capitão Kirk e a Tenente Uhura foi ao ar no episódio “Plato’s Stepchildren” em 1968.
Star Trek e a Pixar
A Ira de Khan (1982) foi o primeiro filme da saga com uma cena gerada totalmente por computador. Mais tarde, a empresa responsável pelos efeitos especiais se tornou a Pixar.
Star Trek: The Next Generation
Em 1987, The Next Generation marcou o retorno da franquia à TV após mais de 20 anos do cancelamento do original. Ainda hoje, ela tem a maior audiência entre as séries Star Trek.
Participações especiais
The Next Generation teve várias participações especiais. Em um episódio, Stephen Hawking interpreta a si mesmo em um jogo de pôquer com o androide Data e os cientistas Albert Einstein e Isaac Newton.
Número de Episódios
Além da saga original e The Next Generation, Star Trek teve mais 4 séries para TV: Animated Series, Deep Space Nine, Voyager e Enterprise. Juntas, elas somam 726 episódios.
Reboot no cinema
Em 2009, Star Trek foi o reboot da franquia nos cinemas. Ele é o 11º filme inspirado na série e deu origem a duas continuações: Além da Escuridão (2013) e Sem Fronteiras (2016).
A Senhora Star Trek
Esposa do criador, a atriz Majel Barrett atuou em todas as versões da franquia. Antes de falecer em 2008, a “Senhora Star Trek” gravou a voz do computador de bordo para o filme de 2009.
Star Trek Hoje
Atualmente, Star Trek tem duas séries em exibição na TV. Discovery apresenta acontecimentos antes da atração original, enquanto Picard mostra o almirante Jean-Luc Picard deixando a aposentadoria.
Gostou dessas curiosidades
sobre Star Trek?

Não se esqueça de compartilhar este conteúdo com outros Trekkers.
Vida longa e próspera!