HISTÓRIA DA
Fundada por Elon Musk, a SpaceX é uma das principais companhias do setor aeroespacial. Conheça sua história e seus feitos.
Mars Oasis
No início dos anos 2000, Musk iniciou o projeto Mars Oasis. Em resumo, são missões espaciais para analisar a possibilidade da colonização de Marte.
Fundação
Musk consultou os EUA e a Rússia, mas notou que foguetes espaciais eram muito caros, então resolveu seguir o projeto por conta própria e fundou a SpaceX em 2002.
Os diferenciais da SpaceX
A SpaceX desenvolveu tecnologias para criar foguetes mais baratos usando peças que se adaptam a diferentes modelos e reutiliza estruturas de projetos anteriores.
Falcon I
O Falcon I foi o foguete de estreia construído pela SpaceX. Depois de tentativas frustradas, foi o primeiro modelo de uma companhia privada a atingir a órbita em setembro de 2008.
Contrato com a NASA
Apesar do sucesso da Falcon I, a SpaceX enfrentou graves problemas financeiros em 2008. Um contrato bilionário com a NASA salvou a companhia da falência.
Falcon 9
O Falcon 9 foi o segundo foguete desenvolvido pela SpaceX. Mais potente que original, o modelo podia levar cargas mais pesadas, sendo lançado com sucesso em julho de 2010. 
Cápsula Dragon
Com o Falcon 9, a SpaceX colocou em órbita a cápsula de carga Dragon no fim de 2010, que passou a ser utilizada para enviar materiais para a Estação Espacial Internacional (ISS).
Grasshopper
Em 2013, o foguete de testes Grasshopper aprimorou as tecnologias de pouso e foi essencial para a SpaceX aplicar de fato o conceito de reutilização de peças e estruturas.
Satélites Iridium e rede Starlink
A SpaceX lançou os primeiros satélites Iridium em 2017. O projeto tem como objetivo levar internet para os lugares mais remotos da Terra através da rede Starlink.
Falcon Heavy
Em 2018, a SpaceX finalizou o Falcon Heavy, o mais poderoso foguete já feito. Capaz de levar cargas de até 70 toneladas, foi planejado para transportar astronautas para o espaço profundo.
Primeiro voo tripulado
Em maio de 2020, a SpaceX se tornou a primeira companhia privada a realizar um voo tripulado. Com a cápsula Crew Dragon, os astronautas Doug Hurley e Bob Behnken chegaram à ISS.
Starship
O próximo projeto da SpaceX é a Starship, nave projetada para usos diversos, que será utilizada para a viagem até a Lua do empresário japonês Maezawa Yusaku em 2023.
Esses foram alguns dos sucessos obtidos pela SpaceX. Para saber mais detalhes sobre a companhia de Elon Musk, arraste para cima.