História dA

Referência em pesquisas espaciais, a NASA contribuiu com diversos avanços tecnológicos. Conheça momentos-chave dos mais de 60 anos da agência espacial norte-americana!
Origem na corrida espacial
Em 1957, a União Soviética iniciou a corrida espacial com o lançamento do satélite Sputnik. Em plena Guerra Fria, os Estados Unidos precisavam fazer algo para se igualar ao rival.
Criação da Agência Espacial
Dessa forma, o governo americano criou a National Aeronautics and Space Administration (NASA) em 1958. O primeiro projeto da agência era planejar o lançamento do próprio satélite.
Pesquisas aeronáuticas
Inicialmente, a NASA surgiu a partir de comitês e laboratórios de pesquisas aeronáuticas. Desde então, a agência norte-americana é pioneira em diversos estudos sobre o assunto.
Os Programas Mercury e Gemini
Com o sucesso do satélite Explorer 1, a NASA focou em novos projetos durante a década de 1960. Assim, programas como Mercury e Gemini levaram os astronautas americanos ao espaço.
Programa Apollo
Ainda nos anos 60, o programa Apollo foi um dos mais bem-sucedidos – e perigosos. Logo, os 11 anos de trabalho custaram US$ 25,4 bilhões (US$ 214,6 bilhões em valores atualizados).
O homem pisa na Lua
O grande objetivo da NASA era fazer o homem pisar na Lua. Então, no dia 20 de julho de 1969, Neil Armstrong e “Buzz” Aldrin, astronautas da Apollo 11, realizaram o tão planejado feito.
Apollo 13:
“Houston, We Have a Problem”
Em 1970, a missão Apollo 13 ficou marcada pela explosão de um tanque de oxigênio no voo. Os astronautas trabalharam com os engenheiros da agência espacial para solucionar o problema.
Sondas espaciais
Com o propósito de explorar o sistema solar, a NASA desenvolveu várias sondas espaciais. Lançadas em 1977, as populares Voyager I e Voyager II seguem em missão até hoje.
Ônibus espaciais
A partir dos anos 80, a NASA investiu em programas de ônibus espaciais. Entre voos de sucessos e acidentes fatais, a agência enviou mais de 300 astronautas ao espaço.
Telescópios espaciais
Após anos focados em projetos semelhantes, a NASA lançou o telescópio espacial Hubble em 1990. Apesar dos problemas iniciais, ele segue registrando belas imagens de galáxias distantes.
Estações espaciais
Entre as décadas de 1970 e 1980, a NASA trabalhou em projetos de estações espaciais, como a Skylab. Entretanto, o grande marco é a Estação Espacial Internacional (ISS), finalizada em 2000.
O futuro da NASA
Nos próximos anos, a NASA estará focada em projetos como um veículo espacial reutilizável. Outra iniciativa é a construção de uma estação na órbita da Lua em parceria com a Rússia.
Você conhecia todas essas contribuições em pesquisas espaciais da NASA? Compartilhe este conteúdo com outros admiradores do trabalho da agência norte-americana!