Personagens carismáticos, fases desafiadoras e temíveis chefões. Esses são os elementos básicos dos melhores jogos de plataforma!
(1994)
     Super Metroid
Super Metroid se destaca por ser um jogo de plataforma com ênfase na exploração. O jogador é livre para percorrer as fases, achar segredos e encontrar armas para derrotar os chefes.
(1991)
     Super Ghouls and Ghosts
Super Ghouls and Ghosts é considerado um dos mais desafiadores jogos de plataforma. Durante a aventura, o jogador enfrenta diferentes inimigos e conquista poderosas armaduras.
(1995)
      Donkey Kong Country 2:
      Diddy’s Kong Quest
Donkey Kong Country 2 apresentou gráficos incríveis para sua época. As fases são ricas em detalhes e cores; o gameplay é suave e a trilha sonora, cativante.
(1988)
      Mega Man 2
Mega Man 2 inspirou diversos outros games de plataforma em 2D. Com um desafio equilibrado e fases com design incrível, ele ajudou a popularizar a franquia que é famosa até hoje!
(1986)
      Alex Kidd in Miracle World
Outro clássico de plataforma em 2D, Alex Kidd foi muito popular no Brasil nos anos 1980. O game tinha 17 fases com diversos obstáculos e quebra-cabeças em cenários bem desenhados. 
(2017)
      Sonic Mania
Em Sonic Mania, o ouriço azul retorna ao mundo dos games em 2D. O jogo agrada aos fãs por trazer mais de 12 fases inspiradas nos títulos clássicos lançados nos anos 1990.
(2013)
      Rayman Legends
Rayman Legends marca o retorno da franquia após um longo hiato. Assim, traz a essência dos primeiros jogos de forma atualizada, inserindo até elementos de furtividade.
(1998)
      Crash Bandicoot 3: Warped
Em 1998, Crash Bandicoot 3 combinava uma aventura em 3D com elementos clássicos de side-scrollers em 2D. Tudo isso gerava uma experiência bem divertida aos jogadores.
(2008)
      Braid 
Bem criativo, Braid usa as habilidades do viajante do tempo Tim em todas as fases. Assim, ele pode avançar ou retroceder no tempo para resolver quebra-cabeças ou derrotar chefões.
(1997)
      Castlevania:
      Symphony of the Night 
Castlevania: Symphony of the Night registra o ápice dessa popular série. Nele, o jogador percorre o castelo do Drácula enquanto enfrenta inimigos ao som de uma trilha sonora gótica.
(2008)
      LittleBigPlanet
Exercitando a criatividade, LittleBigPlanet é mais que um simples título de plataforma. Ele permite que os jogadores criem as próprias fases e explorem diversos outros gêneros dos games.
(1990)
     Super Mario World
Sem dúvidas, Super Mario World ajudou a definir o gênero plataforma em 2D. Considerado um épico, ele traz fases memoráveis, diversos caminhos secretos e um controle bem intuitivo.
Gostou da lista? Qual é o seu game favorito de plataforma?

Compartilhe este conteúdo com outros fãs do gênero!