Dos combates da 2ª Guerra Mundial a batalhas contra raças alienígenas, conheça os principais jogos do gênero FPS.
(2015)
     Rainbow Six: Siege
Rainbow Six: Siege acrescentou diversas inovações à famosa franquia, como a destruição dos cenários, permitindo criar diferentes estratégias no modo competitivo.
(1993)
     Doom 
A versão clássica de Doom refinou o gênero nos anos 1990. Mesmo não sendo o primeiro a usar o recurso, ele traz uma inovadora perspectiva para a geração de ambientes em 3D.
(2011)
     Return to Castle Wolfenstein 
O reboot Return to Castle Wolfenstein modernizou a famosa franquia Wolfenstein 3D. Como os anteriores, o foco da campanha é derrubar a Divisão Paranormal Nazista.
(2000)
     Counter-Strike 
A princípio um mod de Half-Life, Counter-Strike contribuiu para a popularização dos FPS táticos. Além disso, foi um dos primeiros jogos a ter um cenário competitivo extremamente profissional.
(2006)
     Battlefield 2 
Battlefield 2 implantou importantes mecânicas estratégicas à série, como a escolha do líder do esquadrão. Assim, tornou-se um FPS com certos elementos de RTS (Real Time Strategy).
(1999)
     Medal of Honor
Produzido pelo cineasta Steven Spielberg, Medal of Honor mostra importantes acontecimentos da 2ª Guerra Mundial. Para época, o grau de realismo foi um grande marco no PlayStation.
(1996)
     Quake 
Quake foi um dos primeiros shooters a oferecer gráficos realmente em 3D. Com imenso detalhismo, o jogador é livre para percorrer cenários e matar inimigos de forma violenta.
(2007)
     Call of Duty 4: Modern Warfare
Com Call of Duty 4: Modern Warfare, a franquia elevou o grau de qualidade dos FPS. O título é tão influente que inspirou o padrão do modo multiplayer em outros jogos do gênero.
(2007)
     BioShock 
Com uma atmosfera semi-noir, BioShock trouxe novos ares para os FPS, apresentando uma história com temas filosóficos e ação dinâmica com visão em primeira pessoa.
(1997)
     007: GoldenEye
Clássico do Nintendo 64, 007: GoldenEye colaborou para que outros FPS chegassem aos consoles e ficou bem conhecido pelo multiplayer com tela dividida. 
(1998)
     Half-Life 
Além de uma história incrível de ficção científica, Half-Life conquistou o público pela ótima jogabilidade. Ainda hoje, é considerado um divisor de águas para o gênero.
(2001)
     Halo: Combat Evolved
Com Halo, a Microsoft e a Bungie provaram ser possível criar um excelente FPS para consoles; logo, o jogo deu início a uma das franquias de maior sucesso na indústria dos games.
Esses são apenas alguns dos principais títulos da história dos FPS.

Qual é o seu game preferido do gênero? Compartilhe a lista com outros fãs de jogos de tiro em primeira pessoa.