de todos os tempos

18 dos melhores filmes de

 (1927)
Metrópolis 
A obra-prima do expressionismo alemão é o primeiro clássico do gênero, mostrando um futuro dominado por máquinas e dividido entre ricos e pobres.
 (1951)
O Dia em que a Terra Parou
A vinda de um alienígena em paz para trazer um recado de seu líder acaba se tornando um jogo de tensão com ameaças de humanos à sua chegada. Um clássico!
 (1968)
2001 — Uma Odisseia no Espaço
Um dos mais consagrados filmes do cinema mostra a tensão na relação entre humanos e máquinas durante uma enigmática missão espacial.
 (1977)
Star Wars — Uma Nova Esperança
A maior saga de aventura e ficção dos cinemas já rendeu nove filmes e diversos spin-offs, além de ser um dos maiores produtos da cultura geek de todos os tempos.
 (1977)
Contatos Imediatos de Terceiro Grau
Steven Spielberg tem histórico na ficção, mas com esse filme mostrou que a interação entre humanos e alienígenas não precisa ser tão destruidora. O filme é tenso, porém delicado.
 (1979)
Alien — O 8º Passageiro
O filme se passa praticamente todo em uma nave espacial, dentro da qual um convidado não esperado começa a matar todos os tripulantes. Assustador e claustrofóbico na medida certa.
 (1982)
Blade Runner
A história do caçador de replicantes é uma das mais impressionantes ficções científicas do cinema, com uma continuação igualmente impactante em 2017.
 (1984)
O Exterminador do Futuro
No futuro, o mundo foi dominado pelas máquinas e cabe a um ciborgue voltar no tempo para matar a mulher cujo filho poderia salvar a humanidade.
 (1985)
De Volta Para o Futuro
Um dos maiores clássicos da Sessão da Tarde foi um dos filmes que melhor abordou a questão das viagens no tempo e suas consequências. 
 (1993)
Jurassic Park
A ficção também pode ser usada para trazer o passado de volta, até mesmo os dinossauros. É claro que a ideia dá errado, mas isso gera um dos filmes mais legais dos anos 1990.
 (1997)
Contato
Ciência e religião entram em conflito nessa brilhante adaptação do livro de Carl Sagan que mostra os humanos tentando decifrar um código alienígena e construir uma enigmática nave.
 (1997)
Homens de Preto
Os alienígenas estão entre nós há muito tempo, cabendo a uma organização secreta mantê-los longe de problemas com os humanos.
A comédia gerou algumas continuações,
mas o primeiro longa é inesquecível.
 (1999)
Matrix 
O filme que definiu uma geração mostra uma realidade distópica na qual a humanidade está presa em uma realidade simulada. Cabe a poucos escolhidos a luta pela nossa liberdade.
 (2004)
Brilho Eterno de Uma Mente Sem Lembranças
Filmes de ficção também podem ser românticos, como esse, que mostra como a tecnologia do futuro pode ajudar a superar corações partidos. 
 (2010)
A Origem
Nesse clássico moderno, o diretor Christopher Nolan leva os filmes de perseguição para dentro do mundo dos sonhos, em que limites foram feitos para serem quebrados.
 (2015)
Perdido em Marte
E se o sonho da conquista do Planeta Vermelho virasse um pesadelo? É isso que acontece quando um astronauta fica sozinho por lá esperando seu resgate nesse filme divertido e inteligente.
 (2015)
Mad Max — Estrada da Fúria
O quarto longa da franquia mostra um futuro pós-apocalíptico em que a água é o bem mais precioso. Efeitos alucinantes, montagem frenética e a trilha arrasadora ditam o tom.
 (2016)
A Chegada
O diferencial desse filme de invasão alienígena é o foco na linguagem e na tentativa de comunicação entre as duas raças, transformando o longa em uma impressionante experiência reflexiva.
Para ficar por dentro do futuro (real e cinematográfico), acompanhe as notícias do TecMundo.