A música italiana Bella Ciao é tocada inúmeras vezes em La Casa de Papel e já virou marca registrada da série. Mas você sabe o que a música representa?

O que significa
Bella Ciao, música tema de La Casa de Papel?

Historiadores dizem que a canção se originou na virada do século 19, como um cântico popular entre camponesas italiana, que denunciavam as péssimas condições de trabalho e o baixo salário.

Na década de 1940, Bella Ciao se tornou um símbolo de resistência contra o regime fascista de Benito Mussolini e, até hoje, marca presença em cada 25 de abril, data em que é comemorada a libertação do país.

Existe também um lado mais sombrio na letra. Isso porque a música, traduzida para o português, significa “Adeus, Linda” e dá a ideia de despedida, que também pode ser relacionada à morte.

Um exemplo disso acontece na 1ª temporada, quando Moscou cava um túnel na Casa da Moeda. Embora Bella Ciao seja usada para marcar um momento feliz, também é usada para prenunciar a morte

Além disso, a música é explicada no final da 1ª temporada, quando Berlim pede que o Professor fuja caso o assalto não dê certo. “Nada vai dar errado”, ele responde, e começa a cantar a música. 

Resumidamente, Bella Ciao reflete momentos de luta, resistência e liberdade em todos os contextos, mesmo que esteja interligada à morte.

Clique aqui

Mateus Mognon

Carol Perazzoli

Giovanna Fantinato

Edição:

Design:

Roteiro:

Acesse o site do TecMundo para conferir mais indicações, listas e tudo sobre o mundo das séries e filmes!