História e curiosidades da

A Home Box Office, ou apenas HBO, está entre os canais mais populares do mundo. Conheça parte da história e outras curiosidades.
Criação
Financiada pela Time Inc., a HBO foi criada para transmitir filmes e eventos esportivos sem intervalos comerciais. Em 8 de novembro de 1972, o canal por assinatura estreou nos EUA.
As primeiras transmissões
Uma Lição Para Não Esquecer (1971) foi o primeiro filme exibido na HBO. Já o primeiro evento esportivo foi a partida de hóquei entre New York Rangers e Vancouver Canucks.
Sinal por micro-ondas
Apesar da vontade dos criadores, a transmissão por satélite ainda era instável no início dos anos 1970, por isso a HBO começou as atividades com sinal por micro-ondas.
O primeiro original HBO
Nos anos 1980, a HBO investiu em originais para se diferenciar da concorrência. O drama O Direito de Morrer, primeiro filme produzido pelo canal, estreou em 1983.
Fusão de Time Inc. e Warner
Anteriormente “rivais”, a Time Inc. entrou em fusão com a Warner Communications em 1989. Após o acordo no valor de US$ 14,9 bilhões, a HBO se tornou uma subsidiária da Time Warner.
Liberdade de canal premium
Por ser um canal premium, as atrações da HBO têm liberdade para abordar certos temas, por isso dramas realistas e cenas de violência e sexo são uma “marca” da emissora.
Sucesso com The Sopranos
The Sopranos foi a primeira atração da HBO a concorrer ao Emmy de Melhor Série Dramática. De 1999 até 2007, os mafiosos receberam 112 indicações em diferentes categorias e venceram 21 prêmios.
Game of Thrones foi recusado
O maior sucesso recente da emissora, Game of Thrones teve o piloto recusado em 2009. Antes de quase cancelar a série, a HBO pediu para refazer o episódio e trocar parte do elenco.
HBO GO
Em 2010, o canal lançou a plataforma de streaming HBO GO, cuja proposta é disponibilizar toda a programação para que os assinantes possam acessar a qualquer hora.
AT&T compra Time Warner
Em 2016, a companhia de telecomunicações AT&T adquiriu a Time Warner por US$ 108,7 bilhões. Desde então, a HBO passou a fazer parte do grupo WarnerMedia.
Tempo médio de assinatura
Em várias partes do mundo, é comum que os espectadores assinem a HBO apenas para acompanhar a temporada de uma série e depois cancelem. Segundo pesquisas, o serviço é utilizado em média por 18 meses.
HBO Max
Com um vasto catálogo, o HBO Max é o novo serviço de streaming da marca. Nos EUA, a plataforma estreou em maio de 2020.
Gostou dessas curiosidades
da história da HBO?

Acompanhe mais novidades sobre o canal e suas plataformas no TecMundo.