Pressmaster/Pexels

e o cinema

A Física

Pressmastes/Pexels
As leis da Física estão em todos os lugares, inclusive no cinema. Conheça filmes sobre o tema e cinebiografias de físicos famosos!
(1968)
2001: Uma Odisseia no Espaço
Apesar de ser ficção científica, 2001: Uma Odisseia no Espaço usa elementos da Física para explicar os acontecimentos na nave Discovery One. Um clássico do cinema!
(1989)
O Segredo do Abismo
A Física se alia à ficção científica em O Segredo do Abismo. O filme mostra o trabalho de um grupo de cientistas no resgate de um
submarino nuclear desaparecido.
(1995)
Apollo 13
Inspirado no caso real, Apollo 13 acompanha astronautas tentando sobreviver no espaço após a sonda ser sido danificada. Enquanto isso, na Terra os cientistas da NASA estudam formas de trazê-los de volta.
(1996)
Infinity
Infinity registra os primeiros anos da carreira do físico Richard Feynman e o drama enfrentado pela esposa, Arlene Greenbaum. Pioneiro na eletrodinâmica quântica, ele ganhou o Nobel em 1965.
(1999)
O Céu de Outubro
O Céu de Outubro traz a história de Homer Hickam, filho de simples minerador que se tornou engenheiro da NASA. O filme destaca seu interesse pela Física e como venceu uma feira nacional de ciências.
(2008)
Einstein and Eddington
O filme Einstein and Eddington é focado na amizade entre o físico alemão e o astrofísico britânico. Então, destaca a criação da Teoria da Relatividade e como ela foi apresentada aos ingleses.
(2013)
Gravidade
Em Gravidade, astronautas têm a nave danificada por meteoritos e ficam à deriva no espaço. Assim, eles utilizam os conhecimentos científicos para tentar retornar à Terra.
(2014)
A Teoria de Tudo
Biografia do físico Stephen Hawking, A Teoria de Tudo explora suas contribuições para a ciência. Além disso, mostra as dificuldades causadas pela esclerose lateral amiotrófica (ELA).
(2014)
Interestelar
Em Interestelar, um grupo de astronautas embarcam em uma viagem por um buraco de minhoca. Buscando ser cientificamente crível, o filme contou com a consultoria do físico Kip Thorne.
(2015)
Perdido em Marte
Perdido em Marte apresenta a história de um astronauta ferido que acidentalmente cai em Marte. Então, ele usa a ciência – e a física – para produzir recursos e sobreviver no planeta.
(2016)
Estrelas Além do Tempo
Estrelas Além do Tempo apresenta a história real de três mulheres matemáticas e negras funcionárias da NASA. Nos anos 1960, elas realizaram os cálculos que levaram o primeiro americano ao espaço.
WeStarMoney/Pexels
Qual é seu filme favorito sobre física?

Compartilhe este conteúdo com
outros fãs de ciências e cinema!
Qual é seu filme favorito sobre física?

Compartilhe este conteúdo com
outros fãs de ciências e cinema!