Dia da Terra

o que aconteceu 50 anos depois?

Como está o meio ambiente após 50 anos do primeiro Dia da Terra? Saiba sobre alguns tópicos discutidos nesse evento histórico.
O que foi o Dia da Terra?
O Dia da Terra ocorreu em 22 de abril de 1970. Criado pelo senador e ativista norte-americano Gaylord Nelson, as manifestações tiveram o apoio do movimento ambientalista nos EUA.
Conceito
A ação alertava que a industrialização, apesar de colaborar para a riqueza do país, tinha um forte impacto no meio ambiente e também afetava a saúde da população.
Primeiros resultados
Como resposta, os EUA e o mundo passaram a criar leis ambientais rígidas. Contudo, houve diversas mudanças de lá para cá. Entre elas, tiveram muitos avanços e, infelizmente, também retrocessos.
Clima
Nos últimos 50 anos, houve um aumento considerável da emissão de dióxido de carbono (CO2) na atmosfera. Fator que está diretamente ligado ao problema do aquecimento global.
Em 1970, a concentração média de CO2 na atmosfera era de 325 partes por milhão (PPM). Em 2020, sem os esforços para a redução da emissão, esse número está acima de 410 PPM. 
Poluição do ar
Ações como a Lei do Ar Limpo nos EUA foram essenciais. Mesmo passando por revisões, ela ajudou a reduzir 3 poluentes: o dióxido de nitrogênio, o dióxido de enxofre e o chumbo.
Contudo, ambientalistas temem que o avanço seja interrompido. Isso porque muitos países alteraram os códigos ambientais e, assim, as leis e as fiscalizações foram relaxadas.
Água
Em 1972, os EUA implantaram a Lei da Água Limpa. Ela visava proteger rios e nascentes da indústria, da agricultura e de sistemas de esgoto. Conceito copiado por outros países.
Hoje, o desafio dos pesquisadores é encontrar um meio de reduzir a quantidade poluentes do setor agrícola que atingem as fontes de água. Em certos casos, eles podem ser cancerígenos.
Geração de lixo
Em 1970, um cidadão americano produzia 1,5 kg de lixo por dia. Atualmente, esse número subiu para 2 kg. Uma conta que fica mais assustadora se imaginar uma nação inteira.
Além do aumento de lixo, as pessoas estão descartando mais resíduos plásticos. No entanto, grande parte desse material não é reciclada e toneladas dele são despejados no oceano.
Previsões para o futuro
Além dos tópicos anteriores, a Terra precisará se recuperar do impacto do coronavírus nos próximos anos. Isso inclui repensar muitos hábitos que nos levaram a viver essa pandemia.
O que você está fazendo para melhorar o futuro da Terra?
 Não se esqueça de compartilhar este conteúdo com outras pessoas.