Do cinematógrafo ao streaming, o cinema teve diversas evoluções tecnológicas. Conheça algumas inovações que mudaram a sétima arte!
Antes do cinematógrafo em 1895, outras tecnologias tentaram recriar a ilusão de movimento. Mas apenas a invenção dos irmãos Lumière executou a ideia com perfeição.
Cinematógrafo
Em 1900, a técnica de sobreposição de imagens do ilusionista George Méliès provou que era possível criar tudo que a imaginação permitisse. Por isso, o cineasta é o “pai” dos efeitos especiais.
Efeitos especiais
Em 1916, a Technicolor desenvolveu um sistema de câmeras que permitia filmar em cores. Uma evolução tecnológica muito relevante até a chegada do som.
Imagens coloridas
Com a introdução do som, a experiência no cinema ficou completa nos anos 1920. A tecnologia Movietone permitia que o áudio fosse registrado no próprio rolo usado para exibição.
som
A Disney foi crucial para a evolução das técnicas de animação nos anos 1930. Por exemplo, o uso da câmera multiplana permitiu a criação dos efeitos tridimensionais de Branca de Neve e os Sete Anões (1937).
animações
A técnica de filmagem e projeção Cinemascope foi criada para “competir” com a TV nos anos 1950. Nela, as imagens capturadas ficavam maiores e ganhavam destaque nas telas.
formato panorâmico
Os efeitos especiais ficavam mais realistas conforme os computadores evoluíam. Assim, a partir dos anos 1980, as imagens geradas por computador (CGI) se tornaram um recurso comum nos filmes.
imagens geradas por computador
As animações em 3D se popularizaram nos anos 1990. Criadas inteiramente no computador, produções como Toy Story (1995) enchiam os olhos dos espectadores.
animações em 3d
Nos anos 2000, a captura de movimento foi fundamental para criar personagens digitais com movimentos mais realistas. Uma incrível evolução técnica dos efeitos especiais.
captura de movimento
As pequenas câmeras que filmam em HD foram importantes para os novos cineastas. Com pouco orçamento, eles criavam suas produções e podiam editá-las em computadores caseiros.
era digital
Popularizado com Avatar (2009), o cinema 3D ampliou a experiência oferecida. Com ele, os espectadores tiveram a oportunidade de “estar dentro” das produções cinematográficas.
Cinema 3d
Apesar de não trazer a experiência das grandes salas, os serviços de streaming são vistos como uma evolução do “home video”. Tanto que se tornaram uma forma de distribuição de filmes.
streaming
Para você, qual foi a tecnologia
mais importante para o cinema?

Não se esqueça de compartilhar esse conteúdo com outros fãs da sétima arte!