Campo
magnético

da Terra

Descubra algumas curiosidades sobre o campo magnético da Terra, como ele funciona e entenda de que modo ele influencia nossa vida.
O que é o campo magnético da Terra?
Esse campo é uma grande camada magnética situada em cada um dos polos terrestres. Ele se estende por aproximadamente 10 mil quilômetros no espaço.
O que ele faz?
O campo magnético protege a Terra dos ventos solares que trazem partículas carregadas de radiação e são capazes de destruir a atmosfera.
Como o campo magnético se originou?
Ele se originou a partir da movimentação do metal líquido no núcleo da Terra. Isso transformou o planeta em um “grande ímã”, com um polo positivo e outro negativo.
O que o mantém ativo?
A rotação da Terra mantém o metal líquido em movimento, por isso o campo magnético está sempre ativo. Esse fenômeno foi batizado pelos cientistas como Teoria do Dínamo.
O magnetismo e as bússolas
Por conta do campo magnético, as agulhas imantadas das bússolas sempre apontam em direção ao norte, alinhando-se com o polo magnético de maior atração.
Efeito nos animais
Estudiosos descobriram que o campo magnético afeta o comportamento dos animais. Por exemplo, guiando diversas aves migratórias e orientando minhocas.
Auroras boreal e austral
As auroras boreal e austral são efeitos do campo magnético, resultados das partículas carregadas do Sol tentando entrar na atmosfera e sendo desviadas pelos polos.
Movimentação dos polos
Nos últimos anos, cientistas detectaram mudanças na direção do campo magnético. Dez vezes mais rápida do que no passado, a movimentação tem atingido até 1 grau por ano.
Enfraquecimento do campo magnético
Estudos revelam que o campo magnético já diminuiu cerca de 10%. Batizado de “Anomalia Magnética do Atlântico Sul”, o fenômeno ocorre na região da América do Sul e da África.
Efeitos da Anomalia Magnética
Segundo pesquisadores, a Anomalia Magnética afeta o funcionamento dos sistemas técnicos de satélites que orbitam a Terra quando circulam por cima da região em questão.
Inversão dos polos
Acredita-se que o enfraquecimento do campo magnético está relacionado a uma possível inversão dos polos da Terra. Os eventos de reversão costumam ocorrer a cada 250 mil anos.
Você sabia dessas curiosidades sobre o campo magnético da Terra?
 Então compartilhe com outros
fãs de ciência.