aquecimento global e mudanças climáticas

As diferenças entre

Quando o assunto é meio ambiente, aquecimento global e mudanças climáticas são expressões que estão em voga. Saiba o que elas significam e qual é a relação entre ambas.
O que é aquecimento global?
Aquecimento global é a elevação da temperatura média da atmosfera e dos oceanos. Ele é causado pela alta taxa de emissão de gases do efeito estufa e pelo desmatamento.
O que é efeito estufa?
Naturalmente, o efeito estufa é um fenômeno em que a radiação emitida pelo Sol é absorvida, mantendo o planeta aquecido. Entretanto, isso eleva as temperaturas quando há excesso de gases na atmosfera.
As evidências do aquecimento global
Há décadas, cientistas observam o aumento da temperatura da Terra. Então, estudos provam que o planeta está 0,08 °C mais quente do que há 100 anos.
O quão quente a Terra pode ficar?
Se não houver uma redução da emissão de gases até o fim do século XXI, simulações meteorológicas indicam que a temperatura na superfície da Terra pode subir de 3 ºC a 5 ºC.
Quais são as consequências?
Além de grandes ondas de calor e possíveis secas, o aquecimento global pode levar à falta de água doce e afetar mundialmente a forma de cultivar diversos alimentos.
O que são as mudanças climáticas?
Mudanças climáticas são séries de alterações extremas no clima em toda a Terra. Isso inclui o aquecimento global, o derretimento do gelo nos polos e o aumento do nível do mar.
Influência do homem
A Terra já passou por diversas mudanças climáticas, como a Era do Gelo. Contudo, a influência do homem está acelerando um processo que demoraria milhares de anos.
Qual é o impacto das Mudanças Climáticas?
Um dos impactos é a intensificação de fenômenos climáticos. Eventos extremos como fortes ondas de calor ou de frio, tempestades e inundações ocorrem com maior frequência.
Qual é o impacto econômico?
Pesquisas mostram que os países mais pobres e sem estruturas são os mais afetados. Diferente dos desenvolvidos, eles não têm tecnologias para superar as adversidades.
O que pode ser feito para minimizar ou reverter?
Uma das principais ações para minimizar os danos ao meio ambiente é reduzir drasticamente a emissão de CO2. Entretanto,a Terra ainda precisará de muitos anos para se recuperar.
Como será o futuro?
Especialistas se dividem nessa questão. Há quem acredite que o homem vai se adaptar às mudanças. Assim, encontrando um equilíbrio sem prejudicar o nosso planeta na totalidade.
Como será o futuro?
Outros pesquisadores preveem um cenário catastrófico se líderes globais não aceitarem os acordos climáticos. Então, a escassez de recursos será algo fatal para a humanidade. 
Conseguiu entender a diferença entre aquecimento global e mudanças climáticas? Então, compartilhe este conteúdo com outras pessoas interessadas nesse tema.