Apple

A História da

Do Apple I ao iPhone, conheça a história da Apple. Descubra como a marca transformou o mercado de tecnologia com seus produtos.
Steve Jobs e Steve Wozniak
A Apple começou com a amizade de Steve Jobs e Steve Wozniak em 1971. Fãs de tecnologia, eles logo passaram a trabalhar juntos em projetos de programação e computação.
Apple I
Em 1976, Wozniak criou o Apple I. Fabricado na garagem de Jobs, o modelo era apenas uma grande placa-mãe. A carcaça, o suporte para monitor e o teclado só vieram em 1977.
Apple Computer Inc.
Ainda em 1976, “os Steves” e Ronald Wayne fundaram a Apple Computer Inc. Eles fecharam um contrato para vender 50 modelos do Apple I para a Byte Shop na Califórnia.
Apple II
Em 1977, Wozniak desenvolveu o Apple II. Com interface “colorida” e o software de planilhas VisiCalc, o modelo conquistou o mercado e foi rapidamente adotado por diversas empresas.
Macintosh
Após projetos desastrosos, a Apple voltou a se destacar em 1984 e lançou o Macintosh, o primeiro computador pessoal a chegar em massa ao mercado.
Saída “dos Steves”
Em 1985, a Apple demitiu Jobs após intensos atritos com o CEO John Sculley. Pouco depois, Wozniak deixou a empresa alegando que ela estava “caminhando na direção errada”.
Declínio nos anos 1990
Após a saída “dos Steves”, a Apple realizou uma sequência de ações questionáveis. Com uma arriscada política de preços e produtos pouco inovadores, a empresa entrou em declínio.
A volta de Jobs
Em 1996, Gil Amelio se tornou CEO da Apple. No ano seguinte, ele aprovou a compra da NeXT Computer, empresa de Jobs, por US$ 429 milhões. E assim o fundador voltou para a companhia.
iMac
A volta de Jobs trouxe um frescor para Apple. Em 1998, foi apresentado o PC all in one iMac. Com diversos recursos modernos, vendeu 80 mil unidades em apenas 5 meses.
iPod
Em 2001, Jobs e Apple lançaram outro produto inovador: iPod. O reprodutor de música digital transformou o mercado e vendeu 100 milhões de unidades em 6 meses. 
iPhone
A Apple ainda mudou a indústria de tecnologia ao lançar o iPhone em 2007. O smartphone se tornou um sucesso entre os consumidores, vendendo 270 mil unidades em 30 horas.
A Apple hoje
Comandada por Tim Cook desde 2011, a Apple segue criando tendências tecnológicas. Ao mesmo tempo, ela expande sua atuação para outros mercados, como o entretenimento.
Você conhecia as curiosidades sobre a Apple? Compartilhe essas informações com outros fãs da marca de tecnologia.