O que é e como funciona a Alexa?

A Alexa está cada vez mais presente no dia a dia das pessoas. Conheça mais sobre a assistente virtual criada pela Amazon.
O que é Alexa?
Inspiração
Origem do Nome
Lançamento
A assistente ganhou uma versão em português em abril de 2019. A expansão “Alexa to Brazil” ocorreu após uma parceria entre Amazon, Bose, Intelbras e LG.
Alexa falando em Português
Parte dos dispositivos com Alexa usam um sistema de microfones. Assim, ele capta os comandos de voz enviados pelos usuários para que a assistente execute as atividades.
Como ela funciona tecnicamente?
A assistente está conectada ao Alexa Voice Service, uma plataforma de reconhecimento de voz na nuvem. Lá, ficam armazenados os dados que a fazem realizar as ações.
Alexa Voice Service
Além disso, a Alexa usa a tecnologia Machine Learning. Isso significa que ela pode ficar mais “inteligente” conforme detecta os hábitos e comportamentos dos usuários.
Machine Learning
A Alexa usa um modelo de IA chamado Geração de Linguagem Natural. Com base em dados de um sistema computacional, isso permite que a assistente seja mais “natural”.
Geração de Linguagem Natural
Além dos dispositivos Echo, a Alexa está presente no Amazon Fire TV.  Ela também está integrada a sistemas de smart TVs, smartwatches, carros e outros gadgets.
Onde encontramos a Alexa?
Hoje, a Alexa possui mais de 90 mil “skills” para executar inúmeras atividades. Desde informar a previsão do tempo até controlar a segurança de uma casa inteligente.
O que a Alexa pode fazer?
A Alexa apenas grava os dados de áudio que são enviados quando ela é acionada pelo usuário. Para mais, as informações não são salvas ou compartilhadas com terceiros.
Privacidade e a Alexa
Gostou de conhecer mais
sobre a Alexa?

Acesse o TecMundo para encontrar as últimas notícias sobre a assistente virtual da Amazon!