Vídeo completo de Jobs apresentando o NeXT aparece no YouTube

1 min de leitura
Imagem de: Vídeo completo de Jobs apresentando o NeXT aparece no YouTube

Um vídeo de mais de duas horas e meia apareceu no YouTube mostrando Steve Jobs apresentando um de seus maiores fracassos comerciais: o computador NeXT. O dispositivo foi o resultado de um trabalho “paralelo” de Jobs, feito enquanto ele estava longe da Apple. O cofundador da Maçã saiu de lá em 1985 para montar sua própria companhia, junto com alguns executivos e engenheiros que levou consigo.

Em 1988, Jobs preparou um evento de gala para mostrar o resultado desse empreendimento fora da Apple, que resultou no NeXT, um computador muito poderoso e compacto, mas que tinha um preço bem além do esperado: US$ 6,5 mil, o que representa atualmente pelas correções inflacionárias US$ 13,3 mil.

Não é preciso dizer que o NeXT foi um fracasso comercial, uma vez que PCs e Macs da época conseguiam fazer praticamente o mesmo por uma fração desse preço, apesar de serem maiores. Antes de apresentar de fato o seu novo produto, Jobs até comenta sobre esses seus concorrentes e de toda a sua história, sugerindo que o NeXT seria o próximo capítulo.

Até recentemente, acreditava-se que não havia registro em vídeo desse lançamento, mas as pesquisas para a produção da última cinebiografia revelaram que uma pessoa possuía duas fitas VHS de todo o evento. As imagens são bem ruins, mas é possível ouvir com precisão quase todo o discurso.

Qual foi o maior marco na história recente dos computadores? Comente no Fórum do TecMundo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.