Em 1996, Steve Jobs não acreditava na "Era da Informação"

1 min de leitura
Imagem de: Em 1996, Steve Jobs não acreditava na "Era da Informação"

Ele era um visionário e certamente foi parte vital para o desenvolvimento da tecnologia que temos em nossas casas atualmente. Mas será que tudo o que Steve Jobs pensava pode ser tomado como uma verdade absoluta? A verdade é que não. Jobs era um ser humano como qualquer outro e as suas análises eram passíveis de erros — apesar de mais raros do que acertos, eles existiam.

Recentemente, uma série de entrevistas que ele deu durante a metade da década de 1990 voltou à tona para mostrar o que ele acertou em relação às previsões que fez naquela época. Como você pode ver no vídeo que está no topo desta notícia, ele tinha ótimas impressões relacionadas ao eCommerce e boa parte delas foi totalmente concretizada.

Além disso, é possível ver Jobs dizendo que cerca de 15% das compras realizadas nos EUA naquele período eram oriundas de catálogos ou programas de televisão. Ele disse ainda que isso naturalmente seria levado para a internet e movimentaria bilhões de dólares nas transações que envolveriam não apenas produtos, mas também serviços. Ele estava bem correto quanto a isso.

Errar é humano

Apesar dos acertos já mencionados, outras entrevistas de Jobs mostram que ele subestimava o poder da internet como uma fornecedora de conteúdo para o consumidor. Em uma entrevista para o Wired, realizada em 1996, ele disse que a humanidade estaria passando por uma “economia da informação”, mas não acreditava que isso significava uma “era da informação”. E ele foi bem além...

“As pessoas estão pensando menos do que faziam, e isso é por causa da televisão. As pessoas estão lendo menos e certamente estão pensando menos. Então, eu não vejo a maioria usando a internet para ter mais informação. Nós já estamos em sobrecarga de informações. Não importa o quanto a web possa trazer, a maioria das pessoas já tem muito mais informações do que pode assimilar.”.

Ele pode até ter acertado sobre a sobrecarga de informações que nos atinge diariamente, mas não há como dizer que ele acertou em relação ao resto. Atualmente é possível encontrar informações relevantes com bastante facilidade e a filtragem delas é muito simples. Ou vai dizer que você acha que a internet não é um bom lugar para encontrar tudo o que você precisa?

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.