Steve Jobs: confira discurso "perdido" feito em 1983

2 min de leitura
Imagem de: Steve Jobs: confira discurso "perdido" feito em 1983

(Fonte da imagem: Reprodução/VoceSA)

Você com certeza conhece Steve Jobs, já que ele foi o criador e idealizador de produtos que revolucionaram o mundo da tecnologia. Acontece que essa atitude inovadora não foi uma característica adquirida somente depois de muita vivência e experiência — uma prova disso é um discurso feito por ele em 1983, realizado na Conferência Internacional de Design, em Aspen.

Nessa época, o Macintosh nem havia sido lançado e os computadores pessoais não eram tão difundidos quanto hoje em dia. Mesmo assim, Jobs apostava em um futuro em que as pessoas teriam as suas próprias máquinas e que elas seriam conectadas por um “link de rádio”, o que seria a ideia de algo parecido com o sinal Wi-Fi.

Adivinhando o futuro

(Fonte da imagem: Reprodução/Infoescola)

O ícone da Apple também alegou que a empresa já tinha a intenção de criar um aparelho portátil que fosse fácil de usar e parecido com um livro. Ou seja, Jobs já estava anunciando a criação de um produto que viria a ser o iPad, apesar de ter errado a data de lançamento da novidade — como você pode conferir na citação abaixo.

“A estratégia da Apple é realmente simples. O que nós queremos é colocar um computador incrivelmente ótimo em um livro que você possa levar com você e aprender a usar em 20 minutos. Isso é o que queremos fazer, e ainda nesta década. E nós realmente queremos fazer isso com um link de rádio, para que você não tenha que ligá-lo a nada e possa se conectar com vários bancos de dados maiores e também com outros computadores.”

Como mostra o site “Life, Liberty and Technology”, outra previsão feita pelo empresário é a de uma loja digital em que as pessoas pudessem experimentar os softwares que seriam comprados. É possível afirmar que a App Store da Apple surgiu desse “novo” conceito de vendas.

Concluindo...

Na época em que esse discurso foi feito, Steve Jobs estava há apenas dois anos no mercado. Mesmo com uma experiência tão pequena, ele já era capaz de “prever” produtos e padrões de comportamento que mudariam a maneira como a comunicação era feita no mundo até então — sendo que as ideias que ele cultivou em 1983 conseguiram chegar até você.

Por conta disso, vale a pena ouvir o áudio da fala de Jobs — para acessá-la, basta clicar aqui. Infelizmente, o discurso não apresenta nenhuma imagem ou legenda.

Fonte: Life, Liberty and Technology, CenterForDesignInovation e Gizmodo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.