Como ganhar dinheiro no Steam vendendo cartas, itens e armas [vídeo]

3 min de leitura
Imagem de: Como ganhar dinheiro no Steam vendendo cartas, itens e armas [vídeo]

Quando o assunto é a plataforma de jogos e loja virtual Steam, a sua carteira logo pede socorro: é muito fácil gastar mais do que deveria com promoções, lançamentos, clássicos, indie games e DLCs no serviço da Valve.

Porém, há uma espécie de salvação que pode ajudá-lo nas compras. Dentro do Steam, você também pode fazer o processo inverso e ganhar alguns trocados como recompensa por jogar bastante. O melhor de tudo? Além de esse método ser muito fácil de ser explicado, aprendido e dominado, o dinheiro feito pelo jogador é convertida em compras futuras.

Pois é, você mesmo banca as suas próprias jogatinas sem precisar abrir mão de parte da mesada ou salário. Trata-se de um mercado virtual totalmente legalizado e que faz a alegria de todos os jogadores, desde aqueles que vendem objetos até os que compram e equipam seus personagens com equipamentos mais aprimorados.

A variação é alta: há aquelas testadas em campo, itens de colecionador, edições especiais limitadas e por aí vai.

Apesar de não valer para absolutamente todos os títulos do Steam, o mercado de armas e itens entre jogadores é movimentado em jogos como Team Fortress 2 e Counter-Strike: Global Offensive. No CS, por exemplo, você pode ganhar caixas de armas enquanto joga. Porém, precisa comprar as chaves para abrir cada uma delas com dinheiro de verdade no Steam. Se preferir, pode vender as caixas nesse mercado paralelo.

Onde tudo acontece

O comércio em questão é acessado na janela “Mercado”, que fica no menu “Comunidade”. Ele pode ser acessado tanto do site do Steam quanto no aplicativo para PC. Na opção "Anunciar um item", você coloca à venda armas, caixas de armas ou itens, chapéus e outros objetos que estejam em seu inventário. Selecione qual será comercializado e coloque um preço.

Fique de olho no gráfico que mostra quanto foi cobrado por item nos últimos dias para não sair perdendo. Só não cobre um preço absurdo demais, porque aí ele corre o risco de nunca ser vendido. A aba “Inventário”, que fica dentro do seu perfil do Steam, tem todos os objetos que você colecionou com o tempo e indica quais podem ser anunciados ou trocados.

O valor varia bastante. Alguns itens rendem poucos centavos, especialmente aqueles que não são tão raros no jogo em si. Porém, volta e meia alguém tira a sorte grande na "loteria" de algumas lojas virtuais. Por isso, não é raro encontrar facas e rifles de CS que podem passar de mil reais.

Cartas colecionáveis

Outra opção é juntar e vender cartas. Elas são itens de colecionador que não têm utilidade dentro do jogo, mas podem virar insígnias que enfeitam seu perfil e aumentar o seu Nível Steam. Você ganha elas de acordo com o tempo que passa em certos games, em uma lista que já chega a dois mil títulos. Elas possuem raridade e visual variados, e é aí que você pode ganhar uns trocados.

Na aba "Inventário", selecione a opção "Steam" e confira todas as cartas que você possui. Ao clicar em qualquer uma delas, você tem duas escolhas: converter em gemas que viram pacotes bônus com novas cartas ou vender individualmente no mercado. Vamos focar nessa segunda possibilidade, ao clicar no botão “Anunciar”.

O esquema de negociação é o mesmo de itens e armas. O valor das cartas não ultrapassa a média de trinta centavos, mas algumas raras, que são chamadas de Brilhantes, passam de dez reais por unidade.

Tem gente que estuda a variação de preços de forma profissional, como se estivesse na Bolsa de Valores. Há ainda quem use o sistema de venda de itens para tentar enganar jogadores. Por isso, se você for comprar ou vender no mercado, fique atento para não fugir muito do preço médio cobrado, especialmente se você está começando nas negociações.

...

E aí, você já fez grandes negócios pelo mercado virtual do Steam? Sem saber do potencial de lucros, qualquer jogador cadastrado pode ter um acervo considerável no inventário — por isso, corra na sua conta e confira o seu, caso nunca tenha feito isso antes. Esse sistema tem um funcionamento tão correto que há até quem utilize o sistema de compra e venda de itens simplesmente para passar dinheiro de uma conta para outra (pagar dívidas com amigos, por exemplo).

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.