Villa-Lobos para crianças: app educativo traz as composições do maestro

1 min de leitura
Imagem de: Villa-Lobos para crianças: app educativo traz as composições do maestro

Tuhu Musical é um aplicativo, voltado ao público infantil, que usa a música como um instrumento educativo. A ideia da plataforma é ajudar no desenvolvimento psicomotor, cognitivo e linguístico das crianças, estimulando a socialização e a autoconfiança. O app conta com canções brasileiras, incluindo as obras do maestro Heitor Villa-Lobos, e elementos visuais lúdicos.

O aplicativo faz parte do projeto Brasil de Tuhu, que visa trazer as canções da cultura brasileira para as escolas. As faixas presentes no app foram gravadas com o auxílio do Quarteto Radamés Gnattali e a companhia do Quinteto Villa-Lobos (apenas na realização das músicas do maestro Heitor Villa-Lobos). A ferramenta traz quatro modalidades: Jogo ensaio, Jogo Concerto e Estúdio, Memória Musical e Pentagrama.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

As quatro modalidades são:

  • Jogo Ensaio: tem o objetivo de treinar o ritmo e a melodia; as crianças precisam apertar as teclas de um piano no momento correto, indicado por estrelas.
  • Jogo Concerto e Estúdio: visa apresentar os instrumentos e a interação harmoniosa entre eles; o jogador precisa escolher instrumentos e compor músicas.
  • Memória Musical: pretende treinar o ritmo e a memória. O usuário deve acertar a sequência de notas, apresentada em forma de estrelas, formando a melodia das músicas. Para isso, é preciso memorizar e repetir os movimentos exibidos na tela.
  • Pentagrama: consiste em apresentar notas musicais estabelecendo uma relação melódica entre elas. Quando a criança toca nas notas apresentadas, o app reproduz o som correspondente.

A ação foi realizada pela Baluarte Cultura, que contou com o patrocínio de instituições como o Ministério da Cultura e o Governo do Rio de Janeiro, além de algumas empresas como a Universidade Estácio e o apoio do Oi Futuro. O Tuhu Musical está disponível gratuitamente na App Store e na Google Play.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.