O diagnóstico de câncer baixa a autoestima de muitas pessoas, além de ser um assunto bastante complicado para ser compartilhado com amigos e parentes. Pensando nessa situação, uma startup brasileira criou uma rede social visando auxiliar os portadores da doença: é o Kimeo. A plataforma permite a troca de mensagens entre os pacientes e os mantém atualizados quanto a tratamentos, estética e efeitos colaterais.

Além do chat, o app disponibiliza três ferramentas que auxiliam no dia a dia: o “Acompanhamento Diário”, que permite o registro da sensação física e emocional diária; o “Controle de Tratamento”, que é um tipo de agenda para acompanhar horários de medicamento e consultas médicas; e o “Perto de Você”, que possibilita encontrar os profissionais que estão mais próximos do seu local.

A rede social foi criada em parceria com a Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia (ABRALE) junto com o Instituto Vencer o Câncer, pensando nas pessoas que estão com a autoestima baixa por conta da doença. A proposta é entregar a esses indivíduos uma forma de manifestar seus sentimentos junto a outros que entendem a situação, compartilhando fotos e histórias até com quem já venceu o câncer. Segundo os desenvolvedores, as próximas atualizações do aplicativo permitirão a participação em grupos e terão informações individuais sobre o tipo específico de câncer do paciente. O Kimeo é gratuito e está disponível para Android e iOS.