Só de ler "SSD de 16 TB", alguns reais já voaram da carteira. Infelizmente, no Brasil, esses componentes têm um preço muito elevado. Por isso, apenas imagine o preço deste disco de estado sólido da Samsung com 15,63 TB quando chegar ao mercado — até agora, ele foi apresentado como protótipo. A peça, batizada de PM1725, ainda alcançou uma velocidade de leitura de 6,2 gigabytes por segundo.

Apesar de citarmos a possibilidade de compra para usuários comuns, a Sammy entende que este SSD vai ser um produto voltado para empresas — que necessitam de potência suficiente para realizar muitas tarefas simultâneas.

Segundo a Samsung, em testes de leitura, o SSD passou a marca de 1 milhão de operações input/output por segundo (IOPS). Ainda, ele atingiu 343 mil IOPS em velocidade de escrita e, em escrita sequencial, 2 GB por segundo.

Como notou o DigitalTrends, provavelmente, vai ser necessário uma porta de alta velocidade PCI Express para suportar toda a banda do SSD — e isso é algo que pode deixar a conta mais salgada.

Quanto você acha que um SSD de 16 TB vai custar? Comente no Fórum do TecMundo

Cupons de desconto TecMundo: