Cada vez mais se provando uma alternativa atraente aos velhos HDs, os SSDs devem ganhar em breve um grande aumento em sua capacidade de armazenamento. Empresas como Intel e Micron garantem que a tecnologia vai poder ser usada para criar dispositivos capazes de armazenar um total de 10 TB em dados. — mas teremos que esperar até 2016 para isso.

Isso vai ser possível graças à nova tecnologia 3D NAND que permite a criação de dispositivos flash de alta densidade capazes de armazenar três vezes mais dados que qualquer outra opção NAND produzida atualmente. A novidade também possui um custo de produção mais eficiente que alternativas planas, latência reduzida e novos modos de funcionamento que reduzem seu consumo de energia.

Segundo a Intel e a Micron, a novidade permite armazenar 3,5 TB de dados em um SSD com o tamanho de um tablete de chiclete, ou 10 TB em um drive padrão de 2,5 polegadas. Embora inicialmente essa quantia dificilmente vai estar ao alcance do consumidor comum, é interessante ver essa aproximação cada vez mais rápida entre esses dispositivos e os HDDs tradicionais.

Cupons de desconto TecMundo: