O que são bots e botnets?

1 min de leitura
Imagem de: O que são bots e botnets?

Dentre as ameaças existentes na Internet, um dos mais perigosos é o bot, um aplicativo capaz de se comunicar com os invasores que o colocaram em sua máquina. Este tipo de perigo é um dos menos conhecidos pelos usuários, e justamente por esse motivo ele merece destaque.

Da mesma forma que acontece com o Worm, o bot pode ser um programa independente, agindo e se propagando através do seu computador. Desta forma ele cria suas redes e espalha conteúdo perigoso através dela, prejudicando a você a aos seus amigos.

BOTS

Este tipo de ameaça leva esse nome por se parecer com um robô, podendo ser programado para realizar tarefas específicas dentro do computador do usuário afetado. Comunicando-se por um servidor IRC, o invasor pode ter total controle sobre o bot, indicando a ele algumas tarefas muito perigosas para o infectado.

Existem perigos que nem conseguimos enxergar...Ter um bot em sua máquina pode ser algo muito perigoso, pois ele pode captar dados bancários, enviando-os para o invasor. Além disso, seu computador se torna veículo de mensagens perigosas, como spam e phishing, podendo ser a causa de problemas para outros usuários na Internet. É em geral desta forma que os bots se espalham pelos computadores dos mais incautos.

Botnets

Como o próprio nome já deixa claro, as botnets são basicamente redes de computadores infectados por bots semelhantes. Para quem propaga esse tipo de ameaça, ter centenas de computadores ligados com bots sob o seu comando é a maneira mais eficaz de espalhar os perigos propostos pelo aplicativo, na tentativa de fraudar e enganar os usuários.

PREVINA-SE

Como em todos os casos de ameaças para o seu computador, sempre vale o antigo ditado de que é melhor prevenir a remediar. Nem sempre nossos programas antivírus e aplicativos semelhantes estão preparados para remover as pragas, portanto, faça de tudo para não pegá-las.

Lembre-se de tomar muito cuidado com spam, phishing e todos os tipos de perigos existentes na Internet. Em muitos casos, um único clique é capaz de infectar o seu computador, portanto todo cuidado é necessário ao abrir emails e links desconhecidos.

No caso dos bots, é fundamental ter um bom firewall instalado, pois mesmo que o seu antivírus não o encontre, é possível ao menos impedir que ele se comunique com outros computadores, eliminando sua função principal de propagação. Caso você tenha dúvidas quanto às principais fraudes da Internet, confira um de nossos artigos sobre o tema.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.