Embora possua uma área em seu site oficial dedicada a ajudar donos da linha Xperia a desbloquear seus smartphones, a Sony não é exatamente amigável nesse sentido. Isso porque o processo descrito pela empresa é um tanto complicado, e falta a seus produtos a capacidade de fazer o boot a partir de uma partição de recuperação — algo essencial para a instalação de ROMs customizadas.

Aparentemente ciente desse problema, a companhia passou a desenvolver recentemente uma série de bootloaders especiais que permitem realizar a ação. A mudança é resultado do trabalho da iniciativa Open Devices da Sony Mobile, que auxilia desenvolvedores e usuários a aproveitar de maneira mais completa o que é oferecido pelos smartphones da companhia.

Os novos bootloaders também arrumam alguns problemas ao mesmo tempo em que atualiza os aparelhos da companhia à versão 3.10 do kernel do Android. Os primeiros dispositivos a receber a novidade são baseados no processador Cortex-A7: Xperia T2 Ultra, Xperia T3, Xperia M2 e Xperia E3 — a expectativa é a de que mais aparelhos ganhem suporte à novidade em breve.

Cupons de desconto TecMundo: